A arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) vai recordar amanhã (22) os dez anos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013. Para marcar a data, haverá um evento comemorativo das 8h às 12h, na catedral metropolitana de São Sebastião, com missa, testemunho, adoração e música. No mesmo dia, haverá o envio dos peregrinos cariocas para a JMJ Lisboa 2023.

Em vídeo publicado pela arquidiocese em suas redes sociais, o arcebispo cardeal Orani Tempesta disse que será um “momento de crescimento de nossa juventude, de formação do povo de Deus, de agradecimento pelo passado e empenho pelo presente”.

A JMJ Rio 2013 aconteceu entre os dais 23 e 28 de julho. Foi a primeira viagem internacional do papa Francisco, após sua eleição em março daquele ano.

Foi a segunda maior Jornada Mundial da Juventude em número de participantes. Na missa de envio, na praia de Copacabana, havia 3,7 milhões de pessoas. Só na JMJ de Manila, nas Filipinas, em 1995, foram mais pessoas: 4 milhões.

Para celebrar os dez anos da jornada do Rio, além do evento de amanhã, hoje (21), às 19h, haverá um terço luminoso, com procissão saindo do Convento de Santo Antônio, no Largo da Carioca. Seguirá até a catedral metropolitana, onde será rezado o terço.

No domingo, o cardeal Tempesta vai celebrar uma missa no Hospital São Francisco na Providência de Deus, na Tijuca, em ação de graças pelos dez anos da visita do papa a esta instituição.

Durante as atividades da JMJ Rio 2013, o papa Francisco esteve no Hospital São Francisco para inaugurar o Polo de Atenção Intensiva à Saúde Mental (PAI), destinada ao tratamento dos dependentes químicos. Hoje, este polo é chamado PAI Papa Francisco.

Confira também: