Pelo menos 75 mil espanhóis participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá de 1º a 6 de agosto em Lisboa, Portugal. Eles irão acompanhados por 71 bispos que dinamizarão as 25 catequeses de língua espanhola previstas.

Segundo a Conferência Episcopal Espanhola (CEE), além dos jovens já inscritos, há um grupo de outros 25 mil que iniciaram o registo e que não o concluíram, mas que poderão fazê-lo nos próximos dias.

Em todo o caso, a delegação espanhola, como era de esperar pela sua proximidade, será a maior no encontro com o papa Francisco neste verão em Lisboa.

A maioria dos já inscritos, mais de 47 mil, participará de 31 de julho a 6 de agosto nos vários eventos programados, pouco menos de 10 mil participarão do fim de semana e cerca de 18 mil estarão presentes nos eventos centrais da vigília e missa com o papa Francisco.

Também está prevista a participação de 8 mil jovens, de 45 dioceses espanholas, nos chamados Dias nas Dioceses, de 26 a 30 de julho.

Estes estarão distribuídos pelas dioceses de Coimbra, Viseu, Viana do Castelão, Leiria-Fátima, Braga, Aveiro, Porto, Faro, Évora e Madeira.

Encontro de espanhóis

No dia 31 de julho, à tarde, está agendado um encontro nacional em Estoril no qual serão partilhados testemunhos de jovens e será celebrada uma missa pelo arcebispo de Barcelona e presidente da CEE, cardeal Juan José Omella.

Participarão cerca de 40 mil jovens de 67 dioceses ou pertencentes a 32 congregações religiosas e 11 movimentos.

Como encerramento desta atividade, será realizado o Festival “Caminos de Juventud”, no qual participarão vários artistas, entre eles o grupo de rock dos sacerdotes da diocese de Alcalá de Henares, La voz del desierto.

O toque final será dado pelo renomado Nacho Cano. O ex-integrante do Mecano e diretor do musical Malinche apresentará duas obras de sua autoria junto com cerca de trinta cantores do espetáculo.

Confira também: