O papa Francisco mandou uma mensagem de vídeo ao 15º Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que se realiza desde terça-feira (18) em Rondonópolis (MT). No vídeo de pouco mais de um minuto, o papa diz: “Vão em frente. Não se esqueçam: Igreja em saída. Este é o tema”.

O encontro teve início com uma celebração. “Os milhares de participantes da cerimônia sentaram-se em cadeiras dispostas ao redor de um grande palco, que funcionou como altar”, disse o Vatican News, serviço de informação da Santa Sé sobre o evento.

“A celebração foi conduzida pela Equipe de Liturgia do Intereclesial, um grupo de leigas e leigos trajados com túnicas que destacavam a simbologia afro-brasileira e indígena”, diz Vatican News. “A mesa do altar estava coberta por uma toalha feita de retalhos de tecido, destacando o caráter popular da Igreja”.

Embora 63 bispos estejam participando do encontro, além de muitos padres, a celebração foi conduzida por leigos: Marilza Schuina, Antonia Maciel e Romero Caló, das CEBs da Arquidiocese de Cuiabá (MT), e Shirley Borghi, das CEBs da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga. 

“O tom foi de valorização da atuação religiosa de leigas e leigos, da diversidade cultural e de crítica ao modelo socioeconômico voltado ao extrativismo dos recursos naturais”, disse Vatican News.

O Intereclesial reúne “cerca de 1,5 mil representantes das CEBs de todo o Brasil, além religiosas e religiosos, lideranças de organismos ligados à Igreja Católica, a outras denominações cristãs e expressões espirituais, movimentos sociais e populares”.

Segundo o site de notícias da Santa Sé, “a cerimônia de abertura teve várias procissões, músicas e menções verbais que valorizaram as comunidades indígenas, quilombolas, pessoas que vivem da agricultura familiar ou estão em acampamentos provisórios, pescadores, trabalhadoras e trabalhadores urbanos, mulheres artesãs, migrantes e imigrantes, entre outros grupos sociais que compõem o povo brasileiro. Delegações de representantes das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste foram lembradas e homenageadas pela associação com seus biomas (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Pampa e Mata Atlântica) e pela disposição histórica à luta e resistência populares”.

Confira também: