O presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa (CIL), Mahomed Iqbal, disse que já têm “várias marcações feitas para receber visitas de peregrinos à mesquita” durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. Segundo ele, a participação dos muçulmanos portugueses na JMJ “é profunda”.

Em entrevista à agência Lusa, publicada pelo site Sapo, Iqbal disse que as marcações para visitas de peregrinos à mesquita são feitas “no âmbito daquilo que informamos ser uma política da mesquita: tem de estar totalmente de portas abertas para poder informar e deixar que as pessoas entrem e tenham oportunidade de visitar a sala de culto e o resto dos equipamentos”.

Segundo o presidente da CIL, as visitas acontecerão os dias 1º e 3 de agosto. “Vamos ter várias sessões ao longo do dia na terça, quarta e quinta-feira na semana da JMJ. Na sexta-feira não é muito conveniente, porque a mesquita está sempre muito cheia com os crentes da oração principal [Salat al-Jummah]”, disse.

No dia 10 de julho, o diretor do departamento para relações ecumênicas e o diálogo inter-religioso do patriarcado de Lisboa, padre Peter Stiwell, disse ao programa Ecclesia, emitido pela TV RTP2, que “os participantes da JMJ podem visitar lugares de culto como a mesquita, sinagoga, centro ismaili, o templo hindu e também algumas igrejas ligadas às questões inter-religiosas”. Segundo ele, esta iniciativa promove o diálogo entre crentes.

Na entrevista à Lusa, Mahomed Iqbal disse também que a comunidade islâmica estará articulada com o bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, dom Américo Aguiar. Segundo ele, membros da direção e o xeque David Munir estarão presentes em vários eventos da jornada.

Além disso, Iqbal contou que a comunidade islâmica vai acolher peregrinos. “Nós temos um pavilhão desportivo. (…) Isso permite que as pessoas venham a ser acolhidas. Neste momento, estamos a finalizar. O pavilhão desportivo tem uma área específica. Tem regras específicas de pessoas por metro quadrado. Iremos, em conjunto, decidir o número de pessoas, de acordo com essas regras, mas esperamos que sejam por volta de 50”, disse.

A JMJ “significa muito para todas as religiões”, disse o presidente da CIL. ““Para os muçulmanos tem uma importância muito especial, porque [o cristianismo] é uma religião abraâmica e (…) é natural que haja uma conversão específica nas religiões abraâmicas”, declarou.

Convite ao papa Francisco

Mahomed Iqbal confirmou que a CIL convidou o papa Francisco para uma visita à mesquita central de Lisboa, para um encontro com representantes de várias religiões. Mas, disse que o papa decidiu que “era um encontro de jovens e não especificamente das outras religiões”.

“Entendemos perfeitamente. Fizemos o convite, recebemos uma resposta a tempo, mas a vida é feita dessas coisas. Teríamos todo o gosto em receber a Sua Santidade na Mesquita Central de Lisboa”, disse.

Confira também: