A imagem de Nossa Senhora de Fátima que fica na capelinha das aparições do santuário de Fátima, Portugal, estará na missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, no dia 6 de agosto. A imagem ficará no altar do Campo da Graça, no Parque Tejo.

“A presença da imagem na celebração final da Jornada Mundial da Juventude é, também, o reconhecimento do valor e da importância deste ícone mariano na religiosidade de Portugal e do mundo”, disse o santuário de Fátima em seu site.

A presença da imagem na missa final se dará após um convite do Comitê Organizador Local da JMJ. Segundo o santuário, “a deslocação” está sendo “preparada de forma a garantir a segurança e a dignidade da centenária escultura”. Após a missa às 9h, a imagem retornará para o santuário de Fátima na tarde do dia 6 de agosto.

Além da missa de encerramento da JMJ, o papa Francisco também estará diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima na manhã do dia 5 de agosto, quando irá ao santuário de Fátima. Lá, o papa rezará com jovens doentes.

Esta será a 13ª saída da imagem de Nossa Senhora de Fátima da capelinha das aparições. Anteriormente, a imagem foi três vezes a Roma, três vezes a Lisboa, duas ao santuário do Cristo Rei, em Almada, duas à diocese de Leiria-Fátima, uma a Madri, Espanha, e outra à arquidiocese de Évora, em Vila Viçosa.

A última vez que a imagem saiu da capelinha das aparições fui em 2013. Na época, foi levada a Roma nos dias 12 e 13 de outubro, a pedido do papa Francisco, por ocasião da Jornada Mariana organizada no âmbito do Ano da Fé. “Esta última saída revestiu-se de especial significado, pois foi a primeira vez que o ícone mariano esteve ausente da capelinha das aparições numa peregrinação aniversária”, disse o santuário.

Confira também: