As Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que reúnem jovens de todo o planeta com o papa desde 1985, por iniciativa do papa são João Paulo II, são um dos eventos que mais atraem participantes no mundo. O papa Francisco presidiu a três: a do Rio de Janeiro (RJ) em 2013, a de Cracóvia, Polônia, em 2016, e a do Panamá em 2019.

Alguns momentos ​​da JMJ com o papa Francisco são memoráveis:

1. Jesus oferece algo maior do que a Copa do Mundo

A Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro (RJ) aconteceu de 22 a 28 de julho de 2013, e teve como principal ponto de encontro a emblemática praia de Copacabana.

Na noite de 27 de julho, diante de cerca de três milhões de jovens de todo o mundo reunidos para a vigília, o papa Francisco disse que “Jesus nos oferece algo superior à Copa do Mundo”. “Jogai sempre ao ataque”, disse o papa aos jovens, incentivando-os a ser autênticos atletas de Cristo e pedras vivas de uma Igreja que acolhe toda a humanidade.

2. O abraço de um menino que agora se prepara para a vida sacerdotal

Nathan de Brito, um menino brasileiro, saiu ao encontro do papamóvel durante um de seus percursos e conseguiu que os seguranças o carregassem e o levassem até o veículo. O menino abraçou o papa Francisco, resistindo com lágrimas a se afastar dele. Este foi um dos momentos mais emocionantes da JMJ Rio 2013.

Em julho deste ano, Nathan, que se prepara como seminarista para o sacerdócio, disse a ACI Digital que “recordar aquele encontro é sempre reacender a chama da vocação”.

3. “Espero que façam barulho”

Em 25 de julho de 2013, o papa Francisco se encontrou com milhares de argentinos na catedral do Rio de Janeiro. Ele os encorajou a fazer "barulho" e não “espremer” a fé em Jesus Cristo.

“Desejo dizer-lhes qual é a consequência que eu espero da Jornada da Juventude: espero que façam barulho. Aqui farão barulho, sem dúvida. Aqui, no Rio, farão barulho, farão certamente. Mas eu quero que se façam ouvir também nas dioceses, quero que saiam, quero que a Igreja saia pelas estradas, quero que nos defendamos de tudo o que é mundanismo, imobilismo, nos defendamos do que é comodidade, do que é clericalismo, de tudo aquilo que é viver fechados em nós mesmos. As paróquias, as escolas, as instituições são feitas para sair; se não o fizerem, tornam-se uma ONG e a Igreja não pode ser uma ONG”, disse o papa.

4. Conselhos para as famílias

A Jornada Mundial da Juventude de Cracóvia 2016 aconteceu de 27 a 31 de julho.

No dia 28, ao saudar os fiéis que o esperavam na varanda do arcebispado de Cracóvia, o papa compartilhou três conselhos para cuidar e proteger o matrimônio.

O papa disse que quem se casa o faz porque tem a "coragem" de o fazer. Ele encorajou os que já estão casados ​​há muito tempo, os que acabaram de se casar e os que se preparam para o matrimônio a considerar três palavras: “com licença, obrigado, desculpa”.

5. A visita à "cela da fome" de são Maximiliano Kolbe

Durante sua visita ao campo de concentração nazista de Auschwitz, no terceiro dia de sua viagem apostólica à Polônia, o papa Francisco visitou a “cela da fome” onde são Maximiliano Kolbe esteve preso até o dia de sua morte, em 14 de agosto de 1941.

No recinto escuro, em cujas paredes há uma placa de recordação e estão gravadas as vítimas com três velas ao centro, o papa se sentou e rezou sozinho e em silêncio por cerca de seis minutos.

6. O papa atravessa uma Porta Santa de mãos dadas com seis jovens

No dia 30 de julho, no início da vigília da JMJ Cracóvia 2016, o papa Francisco atravessou a Porta Santa da Misericórdia, construída para a ocasião, até chegar ao altar do Campus Misericordiae.

Mais em

Ele foi acompanhado por representantes dos cinco continentes, que depois se sentaram ao redor de sua cadeira.

7. A história de uma foto viral

A Jornada Mundial da Juventude 2019 aconteceu no Panamá de 22 a 27 de janeiro, com forte presença de peregrinos latino-americanos.

No dia 23 de janeiro, foi tirada uma foto mostrando Lucas, um jovem de 17 anos que participa da Paróquia Imaculada Conceição de La Chorrera, no Panamá. Ele foi levantado na sua cadeira de rodas pelos amigos para poder ver o papa passar. Como se vê na imagem, Francisco viu o gesto e abençoou o peregrino.

8. Consagração do altar da basílica de Santa Marí ala Antigua

Em 26 de janeiro de 2019, o papa Francisco consagrou o altar da basílica Santa María la Antigua, localizada em Ciudad do Panamá, em uma cerimônia carregada de muito significado.

Ao entrar no templo, Francisco colocou uma rosa de prata na imagem de Santa María la Antigua, trazida pelos espanhóis em 1510 e proclamada padroeira do Panamá em 2001. Sua festa é 9 de setembro.

9. Vigília da JMJ Panamá 2019

Um dos momentos mais marcantes foi a vigília da JMJ, no dia 26 de janeiro de 2019, no Campo São João Paulo II – Metro Park.

Diante de centenas de milhares de jovens presentes, referindo-se à Virgem Maria, o papa disse que "sem dúvida, a jovem de Nazaré não aparecia nas «redes sociais» de então; Ela não era um ‘influenciador’ (influencer, em sentido digital) mas, sem querer nem procurá-lo, tornou-Se a mulher que maior influência teve na história”.

"E poderíamos, com confiança de filhos, defini-La: Maria, a influenciadora [às ordens] de Deus. Com poucas palavras, teve a coragem de dizer «sim», confiando no amor, confiando nas promessas de Deus, que é a única força capaz de renovar, de fazer novas todas as coisas", disse.

Confira também: