A Igreja Católica celebra hoje (20) o bispo mártir santo Apolinário, discípulo de são Pedro. O santo ficou muito conhecido no início do cristianismo por realizar atos tão prodigiosos quanto os próprios apóstolos.

A tradição conta que santo Apolinário e são Pedro se conheceram em Antioquia, na atual Turquia. Apolinário deixou o paganismo e decidiu seguir o primaz da Igreja para Roma.

São Pedro o enviou para Ravena, nordeste da Itália. Ele se tornou o primeiro bispo da região.

Perto dali fica a cidade de Classe, onde havia um mudo. Quando o santo chegou à casa dele para curá-lo, uma mulher endemoninhada apareceu.

A endemoninhada tentou impedi-lo de entrar gritando: “Saia daqui, servo de Deus! Saia imediatamente, ou vou amarrar suas mãos e pés e expulsá-lo da cidade!”

Santo Apolinário chamou a atenção do demônio e o expulsou, libertando a mulher. Então ele se aproximou do mudo, rezou ao Senhor e o mudo começou a falar. Conta-se que mais de 500 homens abraçaram a fé depois deste prodígio.

O demônio não se acalmou e os pagãos furiosos bateram no santo, ameaçando-o: "Nunca mais diga o nome de Jesus nesta cidade!". Mas Apolinário respondeu: "Jesus é o verdadeiro Deus!"

Os ímpios continuaram a torturá-lo e jogaram-no sobre brasas, mas como viram que ele continuava anunciando Jesus, resolveram expulsá-lo da cidade.

Um nobre de Ravena, chamado Rufus, ordenou a seus servos que localizassem Apolinário, pois sua filha estava muito doente. Quando o santo pôs os pés na casa, a jovem morreu. Imediatamente, Rufus, cheio de tristeza, culpou Apolinário e viu tudo isso como um castigo de seus deuses.

“Rufo, calma; fique calmo e ouça. Jure-me que, se sua filha ressuscitar, você não se oporá de forma alguma a ela para seguir seu Criador”, disse-lhe Apolinário.

O nobre se comprometeu, o santo rezou ao Senhor e a jovem voltou à vida. Então, ela, sua mãe e outras pessoas se tornaram cristãs. Além disso, a filha fez voto de virgindade.

César, então, ordenou que Apolinário adorasse os ídolos. O santo se recusou e foi submetido a vários castigos e sofrimentos. Isso irritou muito os cristãos, que em uma revolta mataram mais de 200 pagãos.

As autoridades expulsaram santo Apolinário em um navio, mas depois de naufragar, ele voltou para Ravena. Ele foi novamente pego e levado ao templo de Apolo. Ao entrar no recinto, o santo olhou para a imagem do deus pagão, amaldiçoou-a e o objeto foi destruído.

Muitos outros prodígios foram feitos por santo Apolinário, que mais tarde morreu como mártir após ser capturado e espancado por incrédulos.

Confira também: