O papa Francisco vai celebrar uma missa no domingo (23), às 10h (hora local), na basílica de São Pedro, no Vaticano, por ocasião do III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Neste ano, a data tem como lema “Sua misericórdia se estende de geração em geração”.

Mais de 6 mil pessoas são esperadas para a celebração eucarística.

Segundo o dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, no final da missa, cinco idosos representando os cinco continentes entregarão simbolicamente a cruz peregrina da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) a cinco jovens que partem para Lisboa, como símbolo da transmissão da fé “de geração em geração”.

Este gesto representa o compromisso que idosos e avós aceitaram, a convite do papa Francisco, de rezar pelos jovens que participam da JMJ Lisboa 2023.

Além disso, a diocese de Roma entregará a todos os participantes da celebração a oração pelo III Dia Mundial e a mensagem do papa Francisco aos avós e idosos.

A Santa Sé renova o convite para comemorar este Dia em todas as dioceses do mundo, celebrar uma missa dedicada aos idosos e visitar aqueles que estão sozinhos. Quem realizar estes gestos neste dia poderá lucrar indulgência plenária.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) celebrará a data com uma missa no santuário nacional de Aparecida, às 8h. A Conferência Episcopal Canadense divulgou um vídeo convidando os jovens a visitar os idosos nas residências.

Da mesma forma, a Comissão Organizadora Local da JMJ de Lisboa aderiu ao convite do papa Francisco e promoveu a iniciativa “Queridos avós” para promover uma corrente de oração de avós e idosos que acompanham os jovens que se vão à Lisboa.

Também lançaram um desafio nas redes sociais incentivando todos os jovens a visitar seus avós antes da JMJ e tirar uma foto ou fazer um vídeo com eles.

Confira também: