Com uma missa celebrada pelo bispo auxiliar de Santiago, dom Álvaro Chordi, mil jovens voluntários da Universidade Católica do Chile (UC) partiram na sexta-feira (14), para as missões de inverno, durante a qual visitarão várias áreas do país.

São integrantes dos projetos Misión de Vida, Trabajo País, Siembra UC e Coro Misión País, que dedicarão parte de suas férias para construir, fazer comunidade e servir a quem mais precisa em 39 áreas do país, a partir de Copiapó até Puerto Mont.

Organizadas pela Pastoral da Pontifícia Universidade Católica do Chile, as missões começaram no dia 14 de julho e vão até o dia 23.

Na cerimônia de envio, na Igreja do Sagrado Coração do Campus San Joaquín, dom Chordi encorajou os jovens a serem felizes, fiéis e fecundos, sendo “pontes em um país que tanto precisa deles”.

“Estão prestes a iniciar essas missões e trabalhos, que são um caminho de serviço, oração e fraternidade. Lembre-se de que são enviados por Jesus, que traz uma mensagem de vida, esperança e paz”, disse o bispo.

“Eu os convido a unir e santificar nosso país, do qual tanto precisamos; que unam o país, que sejam ministros da reconciliação diante de tanta polarização; que sejam muito orantes e compassivos, e que se deixem converter”, acrescentou.

Os voluntários do Trabajo País vão construir capelas, salões paroquiais e uma praça para o encontro com a comunidade.

Os jovens da Misión de Vida, por sua vez, procurarão estabelecer vínculos centrados em Cristo, em um projeto de continuidade com as famílias de acampamentos com as quais trabalharam anteriormente.

Os integrantes de Siembra UC ajustaram suas datas para coincidir com o calendário escolar e farão missões por três finais de semana.

O capelão da UC, padre Jorge Merino, agradeceu aos jovens pela participação nas missões e pela disponibilidade em ir ao encontro de quem mais precisa.

“Gostaria de agradecer por ter aceitado este chamado do Senhor, mas também pelo testemunho de alegria que nos dão, por ter encontrado Jesus e querer compartilhar essa alegria com os outros”, disse.

O diretor da Pastoral UC, Benjamín Cruz, por sua vez, disse que “o protagonismo dos jovens nos mostra, mais uma vez, que somos uma Igreja viva e entusiasta que quer contribuir para os desafios que a sociedade nos exige”.

As missões e trabalhos, considerou, são “uma instância de partilha da mensagem de Deus e também uma experiência de vida, que sem dúvida contribui para os nossos alunos na sua vida pessoal e profissional”.

Os projetos

Nesta temporada, o Trabajo País chegará a 22 áreas com o lema "Jovens, atuemos pelo reencontro do Chile". Cerca de 800 voluntários vão unir forças durante dez dias para construir nove capelas, oito salões paroquiais, doze centros de bairro e uma praça. Eles também visitarão lares para idosos.

Com o lema "Com a luz de Cristo acendamos nossa missão", 200 voluntários da Misión de Vida estarão em sete acampamentos em diferentes áreas da Região Metropolitana, convidando a viver uma experiência pessoal e comunitária de encontro com Cristo. Oferecerão acompanhamento espiritual e colaboração diante das necessidades mais urgentes, especialmente aos afetados pelas chuvas.

O Coro Misión País, por sua vez, vai juntar-se às visitas itinerantes a diferentes localidades. Eles serão um instrumento para Cristo alcançar os corações de todas as pessoas, por meio da música e do canto. Seu lema é: "Faça-se canto, Cristo, e incendeie os corações".

Através do programa Siembra UC, alunos do ensino médio de 58 escolas do país se unirão a atividades missionárias para trabalhar pelo Chile e pela Igreja junto com estudantes universitários. O lema que os convoca nesta ocasião é: “Chamados por Ti, Senhor, acende-me para irradiar o teu amor”.

Confira também:

Mais em