A delegação de mais de 2 mil jovens colombianos está pronta para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá em Lisboa, Portugal, de 1º a 6 de agosto, e contará com a presença do papa Francisco.

Segundo a Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), o bispo de Tumaco, dom Orlando Olave Villanoba, e o bispo Auxiliar de Bogotá, dom Germán Medina Acosta, representarão o episcopado e acompanharão "os coordenadores, delegados e voluntários do país nesta JMJ”.

“Muitos destes jovens já estão em Portugal, alguns coordenando a logística das ações que vão realizar em delegação, outros prontos a participar na pré-jornada”, disse a CEC em seu site.

Em declarações colhidas pela CEC, o seminarista Rafael Beltrán disse que a JMJ Lisboa 2023 será uma experiência em que “vamos romper horizontes”.

“Vamos nos encontrar com a Igreja na pessoa do Santo Padre, com a Igreja na pessoa dos jovens com os quais esperamos partilhar uma experiência de fé que nos anime, não só a nós que estaremos presentes em Lisboa , mas todos os jovens colombianos”, afirmou Beltrán, que coordena a delegação “Um sonho chamado Lisboa”, composta por 190 jovens das dioceses de Zipaquirá e Fontibón, do santuário da Divina Misericórdia, da Escola Bíblica Yeshu'a, da Comunidade Gênesis e do Minuto de Deus.

Durante a preparação, o Departamento de Estado Laical da CEC, a partir de sua seção de Pastoral Juvenil, vem motivando a participação das diversas jurisdições eclesiásticas por meio de seus coordenadores e delegados.

A poucos dias do início da JMJ Lisboa 2023, dom Medina pediu aos fiéis que acompanhem os jovens com suas orações para que este encontro com o papa Francisco seja “um verdadeiro encontro com a pessoa de Jesus, que o Santo Padre representa”.

Por sua vez, dom Olave assegurou que depois do evento em Portugal os jovens regressarão a cada uma das regiões da Colômbia com a firme missão de continuar a anunciar o Evangelho, "anunciando um Cristo jovem, um Cristo vital, um Cristo que dá esperança”.

Confira também: