Um indivíduo “desequilibrado” teria invadido uma igreja católica em em Nova York e vandalizado um santuário dedicado a santa Elizabeth Ann Seton, primeira santa nascida nos EUA, no último fim de semana.

 

Um homem usando vestimentas sacerdotais - e supostamente sem calças - invadiu a igreja de Nossa Senhora do Rosário e arrancou um crucifixo no santuário Seton, segundo uma matéria do jornal New York Post, que cita “policiais e testemunhas”.

 

O suspeito supostamente perseguiu uma testemunha e foi encontrado posteriormente nos degraus em frente à paróquia, “andando para a frente e para trás” e segurando uma garrafa de vinho.

 

Uma porta-voz do departamento de polícia de Nova York (NYPD) confirmou à CNA, agência em inglês do grupo EWTN, que os policiais responderam a uma denúncia de roubo no endereço da igreja por volta das 23h20 no sábado (15).

 

“Eles foram informados por um voluntário da igreja que havia um homem dentro da igreja. Esse homem foi colocado sob custódia”, disse a porta-voz.

 

O departamento de polícia identificou o indivíduo como Walter Chisolm, de 42 anos, morador de Nova Jersey. O suposto perpetrador foi acusado de agressão a um policial, roubo, dano criminal, resistência à prisão e obstrução à administração do governo.

 

A extensão total dos danos e o motivo do vandalismo não estavam claros na manhã de ontem (17). A paróquia não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o assunto.

 

A cidade tem visto vários ataques a igrejas locais recentemente. No ano passado, vândalos danificaram a residência do cardeal Timothy Dolan na catedral de São Patrício, na cidade de Nova York. Em julho de 2021, vândalos destruíram estátuas da Bem-Aventurada Virgem Maria e de santa Teresa de Lisieux em uma paróquia do Queens.

 

A polícia prendeu, no início do mês, dois indivíduos em conexão com incidentes de vandalismo e assédio em igrejas no Brooklyn e no Queens.

 

Uma igreja no bairro de Queens disse no mês passado que um homem entrou na paróquia, destruiu uma foto do papa Francisco, vestiu uma túnica de padre e se golpeou na cabeça com um ostensório antes de ser preso. A igreja precisou ser consagrada antes que a missa pudesse ser celebrada lá novamente.

Confira também: