O arcebispo de São Francisco, Salvatore Cordileone, e o bispo de Tyler, Texas, Joseph Strickland, condenaram publicamente no domingo (18) uma mensagem falsamente atribuída a Strickland que parecia defender um cisma na Igreja Católica.

 

No início de julho, uma imagem circulou nas mídias sociais sugerindo que Strickland estava apoiando uma “separação da seita bergogliana”, aparente referência a uma ruptura cismática da Santa Sé.

 

No domingo, o bispo texano condenou abertamente a mensagem e a denunciou como falsa.

 

“Está circulando uma mensagem fabricada e indecente usando minha imagem e nome, que me retrata falsamente fazendo uma declaração defendendo a separação da Igreja Católica”, escreveu Strickland no Twitter na manhã de domingo. “Eu condeno este falso uso do meu nome. Sou um filho leal da Igreja Católica”.

 

Cordileone também se manifestou publicamente contra a mensagem fabricada, escrevendo no Twitter em resposta à mensagem falsa: “O diabo é um mentiroso e o pai de todas as mentiras”.

 

Não está claro de onde a imagem veio. Capturas de tela nas mídias sociais sugerem que foi compartilhado pelo menos pelo site de mídia Gloria.tv.

 

Pat Buckley, ex-padre que foi excomungado por ser “ordenado” no movimento “Católico Independente”, também compartilhou a declaração falsa em seu blog, alegando que recebeu as observações “por meio de um comentário” e que teria "aparecido na conta de Stricklands [sic] no Twitter".

 

A CNA, agência em inglês do grupo EWTN, procurou Buckley para perguntar especificamente de onde ou de quem ele recebeu o comentário e por que ele não verificou sua precisão antes de publicá-lo. Buckley se recusou a responder. “Eu não me correspondo com pessoas que se dirigem a mim como ‘Sr.' ”, disse ele, exigindo ser tratado como padre.

 

Strickland esteve recentemente no centro de uma controvérsia ao ser objeto de uma investigação ordenada pela Santa Sé.

Confira também: