Hoje (19) no Brasil é o Dia Nacional do Futebol. A data foi escolhida em homenagem ao time mais antigo do Brasil ainda em atividade, o Sport Club Rio Grande, da cidade de Rio Grande (RS). No “país do futebol”, que é também o país com maior número de católicos do mundo, a relação entre a fé e o esporte se dá através dos santos escolhidos por diversas equipes para serem seus padroeiros.

A escolha do santo padroeiro de um time de futebol se dá por vários motivos. Pode ser por se tratar de um santo popular na cidade ou na região onde o time nasceu, por causa de uma data ou episódio específico ou até mesmo por ser o santo de devoção de torcedores ou dirigentes do clube.

São Judas Tadeu é o padroeiro do Flamengo. Tudo começou na década de 1950. Segundo relato do site oficial do Flamengo, na época, o time o time estava há muitos anos sem ganhar uma competição. O santo foi apontado como responsável pelo tricampeonato estadual de 1953, 1954 e 1955, após o pároco da igreja de São Judas Tadeu, do Cosme Velho, ir até a Gávea, onde fica o clube, e rezar uma missa, pedir fé aos jogadores e aconselhar que fossem até a Igreja e acendessem uma vela ao santo. Nos três anos, o padre disse que o time levaria o troféu e o fato se concretizou. Atualmente, o dia 28 de outubro, quando a Igreja celebra são Judas Tadeu, é também considerado o “Dia do Flamenguista”.

A padroeira oficial do Fluminense é Nossa Senhora da Glória e há uma imagem da Virgem na sede do clube, nas Laranjeiras. Mas, em 2010, o clube também anunciou são João Paulo II como seu padroeiro. Segundo o site do Fluminense, quando João Paulo II visitou o Brasil em 1980, ganhou de presente uma camisa do time. A música “A bênção, João de Deus” feita para o papa começou a ser entoada pela torcida nos estádios e “comandou o título do primeiro turno do Campeonato Carioca” em outubro daquele ano. Até hoje, a torcida tricolor canta os versos: “A bênção, João de Deus. Nosso povo te abraça. Tu vens em missão de paz. 'Sê' bem-vindo. E abençoa este povo que te ama!".

São João Paulo II também é o padroeiro do Ceará. O santo foi oficializado como padroeiro do time com um decreto em abril de 2016. Segundo o site do clube, João Paulo II teve uma passagem marcante por Fortaleza (CE), em 1980, quando esteve no estádio do Castelão para a abertura do Congresso Eucarístico Nacional. Na época, “a música ‘Obrigado João Paulo II’ ficou marcada como hino dos cearenses”, diz o site.

A padroeira do Botafogo é Nossa Senhora da Conceição, celebrada pela Igreja Católica no dia 8 de dezembro. Foi justamente neste dia, 8 de dezembro de 1942, que houve a fusão entre o Club de Regatas Botafogo e o Botafogo Football Club, dando origem ao Botafogo Futebol e Regatas.

O Vasco da Gama tem como padroeira oficial Nossa Senhora das Vitórias. Conta-se que, em 1923, quando o time se ganhou o Campeonato Carioca, os jogadores entraram em campo com medalhas de Nossa Senhora das Vitórias, distribuídas pelo presidente do clube. Na década de 1960, foi construída uma capela dedicada a Nossa Senhora das Vitórias no Complexo Esportivo de São Januário, a sede do Vasco. Na capela, são celebradas missas, batizados e casamentos. São Januário também é considerado padroeiro do time e dá nome ao seu estádio.

Nossa Senhora das Vitórias também é a padroeiro do time Vitória, da Bahia. A escolha se deu pelo fato de ter sido fundado em 1899 em uma região conhecida por este nome e que tem uma igreja dedicada a esta devoção mariana.

Além disso, Nossa Senhora das Vitórias é a padroeira do Internacional. Há inclusive uma capela de Nossa Senhora das Vitórias dentro do Complexo Beira-Rio, na qual são celebradas missas, batizados e casamentos.

O Corinthians tem como padroeiro são Jorge, o santo que dá nome à sua sede, o Parque São Jorge, que fica na rua de mesmo nome. Há, porém, uma história que se tornou popular entre os corintianos. Seria pelo fato de são Jorge ser o padroeiro do Corinthians Football Club, um time inglês que excursionou pelo Brasil em 1910 e inspirou a criação do Corinthians brasileiro.

O italiano são Januário é o padroeiro do Palmeiras, que anteriormente se chamava Palestra Italia. O título de padroeiro ao santo se deu pela devoção trazida pelos imigrantes italianos.

O Santos tem como sua padroeira oficial Santa Rita de Cássia. Mas, o time também adotou como padroeira Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da cidade paulista e de quem o o ex-presidente do clube, Marcelo Teixeira, era muito devoto.

Já o time São Paulo tem como padroeiro o santo apóstolo que lhe dá nome e também à cidade de São Paulo (SP).

Nossa Senhora das Graças é padroeira do Atlético Mineiro. Em 2001, o manto azul da imagem da Virgem, mesma cor do time rival Cruzeiro, foi pintado de preto. Quatro anos depois, o Atlético caiu para a Série B justamente no dia de Nossa Senhora das Graças. No ano seguinte, quando o time retornou para a série A, a diretoria do clube trocou a imagem, colocando no lugar outra com o manto original azul.

Confira também: