Um carmelita de 21 anos, que tinha sido admitido a um carmelo na Espanha in articulo mortis (em perigo de morte), morreu no sábado (15), véspera do dia de Nossa Senhora do Carmo.

“Comunicamos que esta manhã, no convento carmelita de S. Andrés de Salamanca, entregou sua vida ao Pai o frei Pablo María de la Cruz Alonso Hidalgo”, informou em um comunicado o prior provincial, o frei Salvador Villota Herrero. O frade sofria de um sarcoma de Ewing, um câncer dos ossos.

“‘Eu sou a Ressurreição e a Vida’, disse o Senhor. Quem morreu com Cristo, nosso Amor e nossa Esperança, ressuscitará com Ele”, continuou o texto.

“As almas dos fiéis defuntos, em especial de nosso irmão Pablo María de la Cruz, descansem em paz. Encomende-o em  seus sufrágios e orações. Apresentem-no ao Senhor e a nossa Santíssima Mãe do Carmo. Amém”, concluiu.

Pablo Alonso Hidalgo tinha professado como carmelita no dia 25 de junho. Fez a profissão de modo excepcional, in articulo mortis (em perigo de morte), na igreja do Carmo de Abajo de Salamanca, Espanha.

Ele tinha sido admitido no noviciado dias antes, em uma cerimônia que aconteceu no quarto 615 do Hospital Clínico Universitário de Salamanca, celebrada por frei Salvador Villota.

Também participaram seus pais, Ricardo e Mari Carmen, o mestre de noviços, o padre Alejandro López-Lapuente, e seu diretor espiritual, o padre Desiderio García Martínez.

“É meu desejo me consagrar a Deus e viver ‘no dom de Jesus Cristo’. Minha doença está indo rápido. De Deus viemos e para Deus vamos. O Pai em sua infinita misericórdia logo me chamará para estar com Ele”, disse o religioso.

O site da Província Carmelita de Aragão, Castela e Valência destaca que o nome que escolheu como religioso, frei Pablo María de la Cruz, se deu pelo desejo de estar “vinculado a nossa Mãe, a Virgem Maria, e a Cristo crucificado, porque sente que sua única glória é ‘a cruz de Cristo’”.

Confira também: