Ao final da oração do Ângelus de hoje (16), o papa Francisco recordou que no dia 19 de julho fará 80 anos dos bombardeios que durante a Segunda Guerra Mundial destruíram várias áreas de Roma. O papa expressou sua tristeza ao ver essa situação se repetir no presente.

“Alguns bairros de Roma, especialmente São Lourenço, foram bombardeados, e o venerável papa Pio XII quis estar entre as pessoas devastadas”, disse.

O papa lamentou que hoje "essas tragédias se repetem" e se perguntou: "Como é possível? Será que perdemos a memória?”.

“Que o Senhor tenha piedade de nós e liberte a família humana do flagelo da guerra. Em particular, pedimos pelo querido povo ucraniano que está sofrendo tanto”, pediu.

Em 19 de julho de 1943, a “Cidade Eterna” foi alvo de um ataque aéreo envolvendo centenas de aeronaves aliadas, que causou cerca de três mil mortos e milhares de feridos.

O papa Pio XII, juntamente com dom Giovanni Battista Montini – futuro papa Paulo VI –, não quis ignorar o sofrimento do povo romano e, enquanto as bombas continuavam explodindo, saíram às ruas de Roma para confortar e ajudar pessoas.

Pio XII repetiu o mesmo gesto durante um segundo bombardeio em Roma em 13 de agosto de 1943, data em que estava prevista uma missa pelos mortos no ataque anterior.

Inúmeras foram as ocasiões em que o papa Francisco expressou sua grande preocupação com a Ucrânia, que sofre invasões e ataques do exército russo desde 24 de fevereiro de 2022.

Confira também: