Aos 104 anos, José Lourenço da Silva foi batizado, fez a primeira Eucaristia e a Crisma na capela são Judas Tadeu, em Alto Piquiri (PR) no dia 17 de junho. Para ele, “foi muito bacana, foi bom”, pois “o corpo estava pesado” e “agora tá tudo levinho”.

Os sacramentos da iniciação cristã para Silva só foram possíveis com a ajuda e preocupação da agente da pastoral idosa e sua madrinha de batismo, Sidônia dos Santos e do vigário do santuário são José, padre Murilo Macedo.

Sidônia relatou em vídeo da pascom do santuário são José, da diocese de Umuarama que sempre visitava Silva e falava ao marido que tinha vontade de cuidar dele.

“Com paciência fui fazendo uma visita para ele até ele pegar confiança em mim. Daí eu peguei e falei assim: ô seu Zé, o senhor é batizado? Ele falou assim: ‘eu sou batizado em casa, eu nunca fui batizado na igreja, que não existia’. O senhor não tem vontade de batizar na igreja? ‘Tenho vontade de batizar sim, porque eu quero tomar a Hóstia, aquela Hóstia assim’, ele falava”, contou a madrinha do senhor José.

“O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito (“vitae spiritualis ianua – porta da vida espiritual”) e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Baptismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão”, diz o Catecismo da Igreja Católica, nº 1213.

O vigário do santuário são José, padre Murilo Macedo da Luz pediu que fosse investigado se o senhor José Lourenço era batizado, se tinha os outros sacramentos, pois seu José não tinha certeza.

“Por um mês, mais ou menos, a gente tentou conversar com ele, falou sobre as verdades da fé. Uma pequena catequese intensiva de alguma forma, para que ele não fizesse talvez de qualquer forma. E aos pouquinhos a gente percebeu que ele realmente estava desejoso da Eucaristia, o sacramento do Batismo. Com isso nós escrevemos então ao nosso bispo, pedindo autorização pra que fizéssemos o batizado sob condição e na mesma ocasião o sacramento da Crisma, também sob condição, caso ele tenha recebido, como a gente tinha dúvidas quanto a isso. E nesta mesma ocasião, também recebeu pela primeira vez o Santíssimo Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo”, explicou o padre no vídeo.

José Lourenço disse que antes dos sacramentos “deitava na cama e sonhava com tanta porcariada” e depois “que batizou no padre, não sonho mais”.  “Eu melhorei muito”, ressaltou o mais novo filho de Deus.

 

Confira também: