O Santuário Nacional e Sítio Histórico Saint Kateri Tekakwitha em Fonda, Nova York, homenageia não apenas a vida de Santa Kateri, cuja festa é celebrada hoje (14), mas também a vida e a história dos povos indígenas locais aos quais ela pertencia.

 

“Cultivamos laços fortes tanto com a comunidade católica Mohawk quanto com a comunidade tradicional Mohawk”, disse Melissa Miscevic Bramble, diretora de operações do Santuário St. Kateri, em entrevista à CNA, agência em inglês do grupo EWTN. “Vemos como nossa missão educar sobre sua cultura Mohawk, bem como sua fé católica.”

 

Chamada de Lírio dos Mohawk, Kateri Tekakwitha era filha de um pai moicano e de uma mãe cristã algonquina, mas ficou órfã aos 4 anos quando o resto de sua família morreu de varíola. Sua luta inicial com a doença deixou cicatrizes duradouras e visão deficiente.

 

Ela foi morar com um tio e uma tia anticristãos, mas aos 11 anos ela conheceu os missionários jesuítas e reconheceu seus ensinamentos como as crenças de sua amada mãe. Desejando tornar-se cristã, ela começou a praticar o cristianismo em particular.

 

Por volta dos 13 anos de idade, ela sofreu pressão de sua família para se casar, mas queria entregar sua vida a Jesus. Um padre que a conhecia registrou suas palavras: “Já deliberei o suficiente. Por muito tempo, minha decisão sobre o que farei foi tomada. Eu me consagrei inteiramente a Jesus, filho de Maria, eu O escolhi para esposo, e só Ele me tomará por esposa”.

 

Batizada por volta dos 19 anos, suas crenças, que até então eram mantidas em segredo, se tornaram públicas. Santa Kateri sofreu ostracismo em sua aldeia. Membros de seu povo acreditavam que suas crenças eram feitiçaria, e ela foi assediada, apedrejada e ameaçada de tortura em sua aldeia natal.

 

Tekakwitha fugiu mais de 320 quilômetros para Kahnawake, uma aldeia missionária jesuíta para nativos americanos convertidos ao cristianismo para viverem juntos em comunidade. Lá, ela encontrou a amiga íntima de sua mãe, Anastasia Tegonhatsiongo, que era matrona de um clã em Kahnawake. Anastasia e outras mulheres Mohawk acolheram Kateri e a ensinaram sobre o cristianismo, e ela viveu lá feliz por vários anos até sua morte por volta dos 23 ou 24 anos.

 

Embora nunca tenha feito votos formais, Tekakwitha é considerada uma virgem consagrada, e a associação de Virgens Consagradas dos Estados Unidos a considera sua patrona. Ela também é a padroeira dos povos indígenas.

 

 

Um santuário com uma missão especial

 

O Santuário Nacional e Local Histórico de santa Kateri Tekakwitha tem uma missão única de pesquisa arqueológica e histórica relacionada a Kateri Tekakwitha e seu povo.

O santuário inclui um sítio arqueológico, a aldeia de Caughnawaga, que é a única aldeia Iroquois/Haudenosaunee totalmente escavada. Santa Kateri viveu nesta aldeia, que está no registro nacional de lugares históricos. Os visitantes também podem visitar a Kateri Spring, onde Kateri Tekakwitha foi batizada.

 

“A água da fonte Kateri é considerada água benta pela Igreja Católica”, disse Bramble. “As pessoas são bem-vindas para tomar as águas e recebemos regularmente relatos de cura. Enviamos essa água para toda a América do Norte para as pessoas que a solicitam”.

 

Além do sítio arqueológico, há a capela de São Pedro, instalada em um antigo celeiro holandês construído em 1782; exposições em museus da cultura e história dos nativos americanos; Pavilhão São Maximiliano Kolbe; uma capela das Velas dedicada a santa Kateri; Grassmann Hall e o escritório do Santuário; um convento; uma loja de presentes; um santuário ao ar livre; e instalações de manutenção.

 

Do lado de fora da capela das Velas, que está sempre aberta para orações, os visitantes podem participar de um ministério de “cruzes de Kateri”.

 

“Santa Kateri era conhecida por ir para a floresta, juntar gravetos, amarrá-los em cruzes e depois passar horas em oração na frente das cruzes que ela criou”, disse Bramble. Varas são recolhidas no terreno do santuário e os visitantes são convidados a fazer suas próprias “cruzes de Kateri” e levá-las para casa para usar como auxílio de oração. Bramble compartilhou que o santuário envia materiais para cruzamentos de Kateri para aqueles que não podem visitar, incluindo recentemente para um grupo de confirmação.

Confira também: