O décimo sucessor de dom Bosco, padre Ángel Fernández Artime, vai renunciar ao cargo de reitor-mor da congregação.

Em carta datada de 12 de julho, o padre Fernández diz que, depois de ter sido incluído na lista de 21 cardeais que serão criados pelo papa Francisco , ele foi convocado para uma conversa com o papa.

Nessa conversa, foi determinado que o padre Fernández continue como superior de todos os salesianos até 31 de julho de 2024. “Após essa dará, apresentaria a minha renúncia como reitor-mor por ter sido chamado pelo Santo padre para o serviço que ele me confiará. Foi isso o que ele me comunicou”, disse o padre Fernández.

O padre conta que meia hora depois da proclamação do papa no Ângelus de domingo (9), recebeu uma carta na qual Francisco disse que queria falar com ele "a fim de concordarmos sobre o tempo necessário” para seu serviço como reitor-mor “para o bem, antes de tudo, da congregação”.

O papa Francisco lhe disse na carta sobre a preparação de um próximo capítulo-geral (CG).

O capitulo-geral dos salesianos costuma acontecer a cada seis anos. Ali os religiosos que representam os filhos de dom Bosco (SDB) no mundo elegem um novo reitor-mor ou renovam o atual. O último aconteceu em 2020 e nela foi reeleito o padre Fernández.

O encontro do reitor-mor com o papa Francisco aconteceu na tarde de terça-feira (11) e, em um “diálogo fraterno”, discutiram o futuro da congregação.

Entre as "disposições concretas segundo a vontade do Santo Padre" está a antecipação do próximo capítulo-geral dos salesianos para fevereiro de 2025.

Após a renúncia do padre Fernández ao seu mandato, o seu vigário, padre Stefano Martoglio, assumirá o governo da congregação até que seja feito o novo capítulo-geral.

O reitor disse que Francisco ainda não detalhou o que vai confiar a ele. No entanto, o papa lhe pediu que rezasse por ele.

Por isso, o futuro cardeal animou seus irmãos da congregação e toda a família salesiana a rezar pelo papa Francisco e por tudo o que se viverá nos próximos meses no mundo salesiano.

“Certamente, peço-lhes ainda que rezem por mim diante da perspectiva do novo serviço na Igreja que, como filho de dom Bosco, aceito em obediência, sem tê-lo buscado ou desejado. Nosso amado pai dom Bosco é testemunho disse diante do Senhor Jesus”, disse.

“Coloquemos tudo nas mãos do Senhor e da sua Mãe”, conclui o reitor-mor dos salesianos.

Confira também: