A Federação Portuguesa pela Vida rezará um terço pela vida no dia 2 de agosto, em Lisboa, na presença de relíquias de são João Paulo II. A iniciativa faz parte do Festival da Juventude da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

Segundo a federação, a iniciativa será uma forma de “publicamente pugnar pela defesa das crianças por nascer, dos mais carenciados, das mães em dificuldade, doentes, idosos e de todos os que estão nas periferias do mundo e, ainda, pelo ‘Povo da Vida’ que diariamente, no espaço social e político, luta contra leis iníquas e adversas à bioética e ao bem comum”.

Em 16 de maio deste ano, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou a lei da eutanásia. Ele tinha vetado a lei dias antes, mas foi obrigado a promulgá-la após o parlamento confirmar a lei por maioria absoluta.

Esta foi a quinta vez que os parlamentares aprovaram uma lei para a legalização da eutanásia. Nas ocasiões anteriores, os projetos receberam dois vetos políticos de Rebelo de Sousa e dois vetos após serem considerados inconstitucionais pelo Tribunal Constitucional.

A oração do terço pela vida acontecerá na igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, às 16h às 17h45. Será conduzida pelo bispo de Bragança-Miranda, dom Nuno Almeida. As meditações serão orientadas por jovens de vários países do mundo e foram escritas pelos católicos da Federação Portuguesa Pela Vida, a partir dos Evangelhos e do Magistério da Igreja.

Também participarão do terço a fadista Teresa Brum e o Coro Educação Pela Música.

Confira também: