Uma nova pesquisa revela que a Igreja Católica é a instituição de maior credibilidade na Nicarágua, apesar da perseguição a que é submetida há alguns anos pelo governo de Daniel Ortega. A pesquisa foi encomendada pelo jornal nicaraguense Confidencial à empresa CID Gallup da Costa Rica.

Segundo a pesquisa, 48% consideram a Igreja Católica a instituição com maior credibilidade. A presidência tem 26% de credibilidade.

As personalidades com opiniões mais favoráveis ​​são o ex-candidato presidencial Félix Maradiaga, com 48%, seguido pela jornalista e ativista Cristiana Chamorro Barrios, com 43%.

Em relação ao nível de corrupção nos últimos seis meses, 56% responderam que aumentou, enquanto 23% acreditam que se mantém e apenas 13% dizem que diminuiu.

O último Índice de Percepção da Corrupção (IPC) colocou a Nicarágua como o país mais corrupto da América Central e o terceiro da América Latina, atrás apenas da Venezuela e do Haiti.

Em relação ao governo de Ortega, 61% desaprovam seu trabalho, 29% aprovam e 10% não sabem ou não responderam.

A pesquisa foi feita entre os dias 14 e 20 de junho. Foram entrevistadas 823 pessoas. A margem de erro é de 2,93% para mais ou menos, e o nível de confiança é de 95%.

Confira também: