Na lista dos novos cardeais que serão criados em 30 de setembro pelo papa Francisco está o patriarca latino de Jerusalém, dom Pierbattista Pizzaballa. Ele tem a missão de cuidar dos católicos em meio aos conflitos na Terra Santa.

Pouco antes de fazer o anúncio dos novos cardeais ao final do Ângelus de domingo (9), e depois em sua conta no Twitter, o papa Francisco pediu paz na terra de Jesus. Ele descreveu como tinha recebido com dor a notícia de um novo derramamento de sangue naquela região.

O papa estava se referindo à operação militar feita por Israel na semana passada em Jenin, Cisjordânia, e aos bombardeios lançados na Faixa de Gaza, que mataram cerca de 12 palestinos e um soldado israelense.

Tel Aviv, Israel, um terrorista palestino do Hamas bateu seu carro em um ponto de ônibus e esfaqueou pedestres. O agressor foi morto a tiros por um transeunte.

 "Faço votos que as autoridades israelenses e palestinas possam retomar um diálogo direto, a fim de acabar com a espiral de violência e abrir caminhos para a reconciliação e a paz”, disse o papa Francisco em sua conta no Twitter.

Dom Pierbattista Pizzaballa disse estar surpreso com sua nomeação como cardeal.

Ao Vatican News, o arcebispo disse que vê nesta ação do papa "um sinal de atenção da Igreja de Roma para com a Igreja-mãe, a Igreja de Jerusalém", que tem "a vocação para a universalidade, para o diálogo, para o encontro", encorajando cristãos e não-cristãos "para a reconciliação".

Nascido em Cologno al Serio, Itália, em 1965, dom Pierbattista Pizzaballa pertence à Ordem dos Frades Menores (OFM). Foi ordenado padre em 15 de setembro de 1990. Tem mestrado em Teologia Bíblica pelo Studium Biblicum Franciscanum de Jerusalém.

Em 2004 foi eleito custódio da Terra Santa e, em 2016, nomeado administrador apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém. Em 2020, o papa Francisco o nomeou oficialmente como o patriarca.

O atual custódio da Terra Santa, padre Francesco Patton, OFM, enviou uma carta de felicitações ao seu irmão religioso e futuro cardeal. Além disso, os frades se reuniram no Santo Sepulcro para agradecer a Deus com um Te Deum.

Confira também: