O papa Francisco anunciou no domingo (9) a criação de 21 cardeais em setembro, entre eles o reitor-mor dos salesianos, padre Ángel Fernández Artime. É o primeiro sucessor de dom Bosco a ser cardeal.

 Após o anúncio feito papa ao final do Ângelus de domingo, a Agência Salesiana de Notícias (ANS), serviço de imprensa da congregação, disse em comunicado que esta nomeação é um “sinal da esperançosa confiança" que o papa depositou no padre Fernández Artime e nos salesianos (SDB).

 Segundo o Vatican News, o mundo salesiano se tornou um “clima festivo” e os membros da Família Salesiana expressaram suas orações e bons votos ao padre Fernández.

Os mais jovens expressaram sua alegria “mudando as imagens de status e perfis e fazendo postagens e stories com o rosto e fotos dos melhores momentos vividos com o reitor-mor”.

Entre os sucessores de dom Bosco há beatos, como padre Miguel Rúa e padre Felipe Rinaldi, e muitos outros que colaboraram estreitamente com o papa, a cúria e os bispos, mas nenhum havia sido nomeado cardeal até agora.

Papa Francisco e os salesianos

Em uma entrevista a ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, em 2015, o padre Fernández disse que, como superior dos salesianos do sul da Argentina, com sede em Buenos Aires, colaborou com o então cardeal Bergoglio quando era arcebispo.

 “No dia 24 de maio de cada ano sempre o acompanhava na Eucaristia que presidia na basílica de Maria Auxiliadora de Almagro, onde foi batizado”, disse.

Em março de 2023, o reitor-mor contou que estava indo à Argentina para uma celebração em homenagem ao novo santo salesiano e amigo do papa, São Zatti, e que Francisco lhe tinha enviado uma mensagem pedindo que o os salesianos continuem amando a Patagônia, que ele carrega “no coração”.

 A Patagônia foi a primeira obra missionária da história dos salesianos. Em 1875, o próprio são João Bosco enviou um grupo de seus religiosos, chefiados pelo padre Juan Cagliero, que mais tarde se tornou o primeiro bispo salesiano e o primeiro cardeal da congregação.

Com a expansão dos filhos de dom Bosco, Bergoglio conheceu os religiosos e estudou em um colégio salesiano, em 1949. Mais tarde, aos 17 anos, teve como diretor espiritual o padre Enrique Pozzoli, SDB, que muito o ajudou em sua saúde e vocação.

Além disso, Francisco é torcedor do Clube San Lorenzo de Almagro, promovido pelo padre Lorenzo Massa, SDB. O clube recebeu o nome do padre e também do diácono martirizado.

O papa Francisco também visitou a basílica de Maria Auxiliadora em Turim, Itália, em 2015, por ocasião do 200º aniversário do nascimento de dom Bosco. Na ocasião, destacou que havia aprendido a amar a Virgem Maria com os salesianos.

Confira também: