A Santa Sé apresentou na sexta-feira (7) o novo selo comemorativo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, que tem apenas o logotipo do evento.  A nova emissão aconteceu após o primeiro selo, inspirado no monumento Padrão dos Descobrimentos, de Lisboa, ter sido criticado por ser “nacionalista” e “colonialista”.

O primeiro selo comemorativo da JMJ Lisboa 2023 foi lançado em 16 de maio e retirado de circulação poucos dias depois. Foi desenhado pelo artista italiano Stefano Morri e retratava “o papa na proa de um barco, inspirado na caravela do Padrão dos Descobrimentos, que conduz os jovens para o futuro”, segundo Vatican News.

O monumento Padrão dos Descobrimentos fica às margens do rio Tejo, em Lisboa. É uma caravela que tem na proa o infante dom Henrique, “impulsionador da expansão marítima” de Portugal, “e outros protagonistas do império marítimo português”. Foi construído em 1960, “500 anos após a morte do infante, para celebrar a Era dos Descobrimentos portugueses”, incluindo a chegada ao Brasil em 1500, para onde os portugueses trouxeram sua civilização e o Evangelho.

Há uma réplica do monumento português em São Paulo (SP).

No selo da JMJ, o papa Francisco aponta para frente e está acompanhado por outros oito jovens, um deles ajoelhado rezando e outra segurando uma bandeira de Portugal.

O selo foi alvo de críticas, associando-o aos tempos do colonialismo português e ao imaginário gráfico do Secretariado de Propaganda Nacional do Estado Novo, regime político ditatorial que durou de 1933 a 1974, em Portugal.

O novo selo apresenta o logotipo da JMJ Lisboa 2023 criado pela designer portuguesa Beatriz Roque Antunes. Segundo a Santa Sé, o logo “descreve, sobre o fundo de uma grande cruz, o dinamismo de Maria que visita Isabel, segundo o lema da JMJ, Maria levantou-se e partiu apressadamente, tirado do Evangelho de Lucas (1,39)”.

A Santa Sé diz ainda que o verbo “levantar” escolhido pelo papa Francisco para o lema da JMJ Lisboa 2023 quer “sublinhar a importância de empreender um caminho de discernimento, mas ao mesmo tempo de estar ao serviço dos outros”.

O selo da JMJ Lisboa 2023 mede 30X40 mm e custa 3,10 euros. A tiragem é de 45 mil unidades.

Também foi emitido um carimbo comemorativo de 38 mm de diâmetro, com a imagem do barco que aparece no escudo de Lisboa, o perfil de Nossa Senhora e a inscrição “XXXVIII JMJ Lisboa 2023” e “Poste Vaticano – Die Emissionis 06.07.2023”.

A Jornada Mundial da Juventude vai acontecer em Lisboa, Portugal, de 1º a 6 de agosto.

Confira também: