O filme Sound of Freedom (Som da Liberdade), produzido por Eduardo Verástegui e estrelado por Jim Caviezel, foi sucesso nas bilheterias americanas em sua estreia na terça-feira (4), superando até o último capítulo da saga de Indiana Jones.

A produção de Verástegui ficou em primeiro lugar nas bilheterias, arrecadando mais de 14,2 milhões de dólares, quase 3 milhões a mais que Indiana Jones e a Relíquia do Destino, produção milionária da Walt Disney Pictures.

Dirigido por Alejandro Monteverde e distribuído nos EUA pela Angel Studios, Sound of Freedom conta a história de Tim Ballard, que por mais de uma década trabalhou como agente especial do Departamento de Segurança Interna dos EUA.

O filme apresenta Ballard durante uma missão, na qual ele resgata uma criança das garras de traficantes de pessoas. Lá ele descobre que a irmã do menino ainda está nas mãos de seus sequestradores.

Para resgatá-la, o até então agente especial do Departamento de Segurança Interna deixa o emprego e embarca em uma perigosa missão pela selva colombiana.

Em 2013, Ballard fundou a Operation Underground Railroad (OUR) junto com outros ex-agentes do governo. Esta organização trabalha em colaboração com autoridades de vários países para resgatar crianças de situações de exploração em todo o mundo.

Verástegui disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, em 27 de junho, que depois de conhecer o drama dos abusos sofridos pelas crianças vítimas do tráfico, entendeu que não podia ficar indiferente: “Você não pode ficar calado, eu não vou ficar calado, Não vou virar para o outro lado, quero agir, quero fazer alguma coisa”.

Apesar de muitos o advertirem de que abordar este drama num filme era algo "muito perigoso", o ator e produtor mexicano disse que decidiu fazer o projeto em conjunto com Alejandro Monteverde por uma razão: "Nós somos cineastas, temos uma arma, uma arma muito poderosa que é o cinema, é uma arma de instrução massiva e de inspiração”.

Verástegui disse na entrevista que confiou o sucesso do filme "a todos" os santos: "Precisamos da ajuda de todos os santos, de todas as santas de Deus, da Virgem Maria, nossa Mãe do céu, de todos, de todos. Todos são bem-vindos aqui".

Confira também: