Os famosos chocolates Ferrero Rocher têm uma ligação profunda e pouco conhecida com as aparições de Nossa Senhora em Lourdes, França.

Michele Ferrero, especialista em chocolate e fundador da marca, decidiu colocar neles o nome da gruta Rocher de Massabielle, um lugar em Lourdes onde Nossa Senhora apareceu a santa Bernadette Soubirous. Em francês “rocher” significa gruta.

O chocolate, conhecido por sua consistência crocante, surgiu na Itália em 1979 e é comercializado em outros países europeus desde 1982.

Falando à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, o padre Mauricio Elías, coordenador de língua espanhola do Santuário de Lourdes, comentou que “o senhor Ferrero era muito devoto de Nossa Senhora de Lourdes, vinha muito a Lourdes e era um benfeitor”.

“Segundo me disseram, ele tentava trazer todos os seus funcionários para peregrinar em Lourdes”, disse Elías.

“Era um homem que vinha sempre aqui, tinha muita devoção à Virgem, confessava-se, levava uma vida cristã”, contou. Michele Ferrero morreu em 14 de fevereiro de 2015, aos 89 anos.

Pouco antes de sua morte, uma enchente afetou seriamente o santuário, contou o padre, e o empresário prometeu “uma grande doação para recuperar o que foi perdido”.

O padre Elías disse que os filhos de Ferrero cumpriram a promessa do pai após sua morte e ajudaram nos reparos do santuário.

As aparições de Lourdes

A Virgem Maria apareceu 18 vezes a santa Bernadette entre 11 de fevereiro e 16 de julho de 1858, nos arredores de Lourdes, no sul da França, na gruta de Massabielle.

Em suas aparições, Nossa Senhora pedia penitência, conversão, rezar pelos pecadores, viver na pobreza, fazer procissões até a gruta e construir uma capela no local.

Na zona das aparições surgiu milagrosamente uma nascente em 25 de fevereiro de 1858, da qual brota água até hoje. Milhares de peregrinos atribuem curas milagrosas à água por intercessão de Nossa Senhora.

Em sua décima sexta aparição, em 25 de março de 1858, a Mãe do Céu disse: "Eu sou a Imaculada Conceição". Menos de quatro anos antes, em 8 de dezembro de 1854, o papa Pio IX, com sua bula Ineffabilis Deus, havia declarado a Imaculada Conceição como dogma de fé da Igreja Católica.

Nossa Senhora de Lourdes é considerada pela Igreja como a padroeira dos doentes.

Confira também: