A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 terá 38 conferencias sobre temas ligados à vocação, à missão, aos desafios da sociedade atual, à cidadania e ao mundo profissional. As conferências fazem parte do Festival da Juventude, que acontecerá de 1º a 6 de agosto.

O Festival da Juventude, segundo o site da JMJ, “é um conjunto de eventos culturais, religiosos e desportivos”. Contará com atividades nas áreas de música, cinema, exposições, teatro e dança, esporte, conferências, eventos religiosos e de encontros e museus.

As conferências serão em vários idiomas e conduzidas por diversos países. Acontecerão em diferentes locais de Lisboa.

Com a ajuda da Centre de Recherche et d'Anthropologie des Vocations (CRAV), o Centro Cultural de Belém (CCB) receberá conferências sobre a vocação na Igreja sua presença no matrimônio, sacerdócio e vida consagrada masculina e feminina, para despertar a consciência vocacional de cada jovem. Os peregrinos ouvirão testemunhos de padres, consagrados e consagradas de várias partes do mundo.

Na Fundação Champalimaud acontecerão as conferências com testemunhos de pessoas que conviveram com alguns dos patronos da JMJ Lisboa 2023, como o beato Carlo Acutis e a beata Chiara Badano. Estas conferências contarão com o testemunho de familiares e amigos destes patronos. Além disso, os peregrinos poderão ouvir e conhecer mais sobre a vida de Guido Shaffer, médico, surfista e seminarista do Rio de Janeiro (RJ), que foi declarado venerável em maio deste ano.

Outro tema que será abordado durante as conferência é sobre como os jovens católicos podem manifestar a fé através da sua profissão em diferentes áreas, como educação, saúde e economia. Sobre este último, a Universidade Católica de Lisboa promoverá debate sobre a Economia de Francisco, com especialistas no tema.

A Economia de Francisco é “um movimento mundial, encabeçado pelas gerações mais jovens, mas que quer chegar a todos, com o objetivo de promover uma economia mais fraterna, justa, sustentável e ecológica, que integre e amplie a preocupação ativa pelo meio ambiente, mas também pelas relações e vínculos que nos unem a todos”, diz o site da Economia de Francisco Portugal.

Segundo o site da JMJ Lisboa 2023, todos os eventos do Festival da Juventude “serão de entrada gratuita”.

Confira também: