"Há um ano dom Claudio deixou de ser uma presença física para se tornar uma voz profética que nos lembra a cada passo que nosso compromisso é com os pobres, sempre e inexoravelmente", escreveu o papa Francisco à sessão da Cátedra Cardeal Claudio Hummes, na Universidade da Amazônia, que recordou no dia 4 de julho, o primeiro ano da morte do cardeal brasileiro, Claudio Hummes.

Hummes, segundo o papa, foi o responsável pela escolha do nome Francisco ao dizer, logo depois da eleição a Jorge Mario Bergoglio: “não se esqueça dos pobres”.

Em sua carta, Francisco disse que pensa muito em dom Claudio e lembrou da “participação fraterna” do cardeal brasileiro “no Conclave e sua liderança serena no Sínodo da Amazônia”.

“Seu pensamento e seu legado são um testemunho vivo da luta pelo direito à história, à identidade e à realização dos povos indígenas da América Latina", enfatizou o papa.

Papa Francisco também frisou aos representantes da Cátedra Cardeal Claudio Hummes, que eles devem “se multiplicar e servir como uma semente para que esse pensamento vivo se espalhe em ações concretas”. E serem “um rio de esperança que faça dos sonhos amazônicos uma pedagogia que converge com a ecologia integral e o pleno desenvolvimento da humanidade".

A Cátedra Cardeal Claudio Hummes é um programa universitário amazônico pensado por dom Cláudio e criado pela Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama) e pela Pontifícia Universidade Católica do Equador, que visa ajudar os estudos das realidades dos povos amazônicos e os acontecimentos da pastoral local da Igreja.

 

Confira também: