A arquidiocese de Fortaleza (CE) vai retomar este ano a Caminhada com Maria. O evento costuma reunir milhões de pessoas no dia 15 de agosto, festa de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da cidade. Nos últimos anos, não aconteceu por causa das medidas restritivas impostas contra a pandemia de covid-19.

Segundo a arquidiocese, este é “um dos maiores eventos religiosos” do Brasil. Na última edição, em 2019, mais de 2 milhões de pessoas participaram.

A programação começará às 12h, no santuário de Nossa Senhora da Assunção, com missa celebrada pelo arcebispo dom José Antonio Aparecido Tosi Marques. Em seguida, a procissão segue um trajeto de 12 quilômetros, passando pela Avenida Coronel Carvalho e Avenida Leste e Oeste. O percurso vai até à catedral metropolitana, onde a imagem da padroeira será coroada.

A Caminhada com Maria surgiu em 2003, inspirada no ano do Santo Rosário, proclamado pelo papa são João Paulo II. Foi uma iniciativa do arcebispo e logo se tornou um marco cultural e religioso na região. Em 2015, a caminhada foi declarada patrimônio imaterial do Brasil.

Neste ano, o evento tem como tema “Caminhamos juntos com Maria no amor de Jesus”. Uma novidade será o “Conectados com a Caminhada”, uma iniciativa que surgiu durante a pandemia. Trata-se, segundo a arquidiocese de “uma programação transmitida pela Internet, reunindo artistas católicos, influenciadores e líderes de expressões eclesiais para compartilhar as novidades e convocar a participação de todos no evento”.

Além disso, a arquidiocese está fazendo a campanha de arrecadação “Eu ajudo a fazer a Caminhada com Maria”, para que pessoas podem fazer doações para o evento, já que “não recebe apoio financeiro de patrocínio ou do poder público”. Mais informações no site da arquidiocese.

Confira também: