O atual bispo de Bom Jesus da Lapa (BA), dom João Santos Cardoso foi nomeado hoje (5), pelo papa Francisco a arcebispo de Natal (RN). Sua nomeação acontece após o papa acolher o pedido de renúncia do então arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, que esteve à frente da arquidiocese desde 26 de fevereiro de 2012.

O novo arcebispo de Natal disse em mensagem em vídeo que “na alegria do Evangelho” aceitou “a nova missão que o santo padre” lhe confiou e “em obediência ao mandato missionário de Jesus”, parte “em missão para Natal, sendo transferido da diocese de bom Jesus da Lapa a igreja de pedra em luz”, onde foi “muito feliz” e “profundamente grato” nos “últimos oito anos”.

Ele ressaltou que está “ciente da importância e complexidade da arquidiocese de Natal, uma das maiores arquidioceses brasileiras, em extensão territorial e dimensões populacionais”. Pois “trata-se de uma igreja viva, amplamente reconhecida pelo movimento de Natal”, uma “igreja sinodal, missionária que tem “sua fé fecundada pelo sangue dos santos mártires de Cunhaú e Uruaçu, padroeiro do Estado do Rio Grande do Norte”.

“Que os santos mártires de Cunhaú e Uruaçu, protomártires do Brasil interceda por meu ministério e por nossa caminhada em comum. Que Nossa Senhora da Apresentação nos tenha sobre seu poderoso amparo e nos ajude a fazer tudo que o Senhor nos disser para a honra e glória do seu santo nome, e uma igreja em saída, em estado permanente de missão. Rezem por mim!”, pediu dom João Santos.

Dom João Santos Cardoso nasceu no dia 3 de dezembro de 1961, em Dário Meira (BA). Foi ordenado padre no dia 27 de dezembro de 1986, na arquidiocese de Vitória da Conquista (BA). Lá ele foi administrador paroquial, pároco, coordenador da escola bíblica e do curso de teologia para Leigos. Foi reitor do seminário de filosofia; professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista (BA); professor e diretor do Instituto de Filosofia da arquidiocese, com doutorado na área pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma.; membro do Colégio dos Consultores e do Conselho Presbiteral; vigário regional; representante dos presbitérios; coordenador arquidiocesano de pastoral. Além disso, foi vigário paroquial em Rieti e Blera, na Itália.

No dia 14 de dezembro de 2011, o papa Bento XVI o nomeou bispo de São Raimundo Nonato (PI). Seu lema episcopal foi “In Eo Qui Me Confortat” (Naquele que me fortalece). No dia 24 de junho de 2015, foi nomeado pelo papa Francisco a bispo de Bom Jesus da Lapa (BA). Entre 2019 e 2023 foi presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB.

 

 

Confira também: