O Departamento das Celebrações Litúrgicas Pontifícias publicou o calendário das cerimônias do papa Francisco para os meses de julho e agosto.

Esses meses coincidem, no Vaticano, com as férias de verão. Em 27 de junho, a Sala de Imprensa da Santa Sé confirmou que as Audiências Gerais, privadas e especiais do papa Francisco estão suspensas de 1º de julho a quarta-feira, 9 de agosto.

Durante as férias, o papa só vai rezar a oração do Ângelus aos domingos da janela do Palácio Apostólico do Vaticano.

No entanto, o papa Francisco vai fazer algumas celebrações cujos detalhes foram divulgados ontem (4).

No dia 23 de julho, 16º domingo do Tempo Comum, o papa vai rezar a missa na Basílica de São Pedro às 10h (5h em Brasília), no Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.

“De geração em geração, a sua misericórdia” é o tema escolhido pelo papa para o III Dia dedicado aos idosos. O tema tem ligação com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que será em Lisboa, Portugal.

De 2 a 6 de agosto, o papa Francisco viajará a Portugal e celebrará a santa missa no domingo, 6 de agosto, no Parque Tejo.

No sábado, 5 de agosto, o papa voará de helicóptero da Base Aérea de Figo Maduro para o estádio de Fátima. Lá rezará o terço com os jovens doentes na Capelinha das Aparições do Santuário Mariano.

Por fim, de 31 de agosto a 4 de setembro, o papa Francisco viajará à Mongólia, país asiático que faz fronteira com a Rússia e a China.

O papa Francisco se tornará o primeiro papa a visitar este país asiático onde vivem mais de 3 milhões de habitantes, dos quais apenas 1,3 mil são católicos.

Confira também: