Cerca de 3,6 milhões de pessoas participaram da Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), entre 23 de junho e 2 de julho. Foi "um número recorde de pessoas", segundo o santuário do Pai Eterno.

O balanço final foi feito pela Polícia Militar, junto com o Corpo de Bombeiros e o santuário basílica de Trindade. Os dados foram divulgados ontem (3).

"O número é muito expressivo, ainda mais devido à Romaria de 2022 ter sido realizada com apenas 50% da capacidade, por conta das regras do Ministério da Saúde devido a pandemia da covid-19", disse o santuário.

Em 2020 e 2021, a romaria não pôde acontecer por causa das medidas restritivas impostas contra a pandemia de covid-19. Em 2019, a romaria reuniu cerca de 3,2 milhões de pessoas.

"Desde o primeiro dia de festa foi uma alegria. A praça do Santuário estava lotada de devotos, e foi aumentando até o último dia. Portanto, tenho certeza de que os romeiros saíram renovados pelo Pai. Atendendo o chamado e seguindo a sua missão", disse o reitor do santuário basílica do Divino Pai Eterno, o padre Marco Aurélio Martins.

Ao longo dos dez dias de romaria, foram feitas quase 200 celebrações, entre missas, novenas, procissões, orações do terço, batizados, confissões, alvoradas e vigílias.

A devoção ao Divino Pai Eterno teve início por volta de 1840, quando o casal Constantino Xavier e Ana Rosa estavam trabalhando na lavoura e encontraram um medalhão de barro com a estampa da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora. Segundo relatos, eles beijaram a imagem e a colocaram em um altar em sua casa. A partir daí começaram a oração do terço em família e depois com os vizinhos. Com o tempo, foram surgindo vários relatos de milagres.

Atualmente, segundo o santuário, a Romaria do Divino Pai Eterno é o maior evento religioso da região Centro-Oeste, o terceiro maior do Brasil e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. A cada ano, a cidade de Trindade recebe aproximadamente 5 milhões de romeiros, a maior parte deles durante os dez dias da romaria.

Confira também: