O relatório anual do Óbolo de São Pedro mostra que durante o ano de 2022 foram doados 107 milhões de euros, dos quais 95,5 milhões foram destinados a sustentar a missão apostólica do papa. Em 2021 arrecadou 47 milhões de euros.

Nos dias antes da Solenidade de São Pedro e São Paulo, que é celebrada em 29 de junho (e no Brasil é transferida para o domingo, neste ano 2 de julho), na maioria das paróquias se faz a convocação para a coleta do Óbolo de São Pedro.

Segundo o site da Santa Sé, o Óbolo de São Pedro é “a ajuda econômica” que os fiéis oferecem ao papa “como sinal de adesão à solicitude do Sucessor de Pedro relativamente às múltiplas carências da Igreja universal e às obras de caridade em favor dos mais necessitados”.

A coleta acontece em todas as dioceses no “Dia mundial da caridade do papa”, todo dia 29 de junho ou no domingo mais próximo da Solenidade de São Pedro e São Paulo.

O recente relatório diz que os gastos do ano de 2022 foram de 95,5 milhões de euros. Entre as diversas doações, provenientes das dioceses, dos doadores particulares, ordens religiosas ou fundações, foi arrecadado um total de 107 milhões.

As doações recebidas das dioceses foram cerca de 27,4 milhões de euros, seguindo-se as das fundações, com 12,6 milhões de euros.

Os EUA tornaram-se o país que mais doou, com 11 milhões de euros (25,3%), seguidos da Coreia do Sul (8%), Itália (6,7%), Brasil (3,4%) e Alemanha (3%).

As contribuições concedidas apoiam as atividades dos dicastérios, entidades e organismos da Santa Sé, assim como a promoção de “iniciativas caritativas em favor dos necessitados”.

Do Óbolo foram entregues 77,6 milhões de euros para apoiar as atividades promovidas pela Santa Sé e realizar a missão apostólica do papa Francisco. Além disso, 16,2 milhões de euros foram destinados a projetos de assistência direta aos mais vulneráveis.

Entre os grupos que receberam essas ajudas estão pessoas e famílias necessitadas, migrantes e refugiados, dioceses, paróquias, institutos religiosos e populações afetadas por desastres naturais ou conflitos, especialmente a guerra na Ucrânia.

Os projetos foram distribuídos em 72 países, sendo a África o continente mais beneficiado. Parte do dinheiro arrecadado foi usado para construir um centro médico no Peru, uma escola para imigrantes no Vietnã ou maternidade e pediatria no Haiti.

O relatório diz que essas contribuições também favorecem a missão apostólica do papa, que inclui atividades como o anúncio do Evangelho, a promoção do desenvolvimento humano, a formação dos sacerdotes, os esforços diplomáticos pela paz e a promoção da fraternidade entre os povos.

O Óbolo doou 77,6 milhões de euros aos 70 dicastérios da Santa Sé e entidades reunidas no Grupo de Missão Apostólica, que fazem atividades como apoio a Igrejas locais em dificuldade, evangelização, difusão de mensagens, serviço caritativo ou nunciaturas apostólicas.

Confira também: