“Rezemos para que os católicos ponham no centro da vida a celebração da Eucaristia, que transforma em profundidade as relações humanas e dispõe ao encontro com Deus e com os irmãos”, disse o papa Francisco em sua intenção de oração para o mês de julho.

Na solenidade de Corpus Christi, celebrada em 11 de junho, o papa Francisco disse que a Eucaristia “é por excelência o sacramento do amor”.

Ele também disse que a Eucaristia “chama-nos à primazia de Deus e ao amor aos irmãos” e que “é Cristo que se oferece e se parte por nós e nos pede que façamos o mesmo, para que a nossa vida seja trigo moído e se torne pão que alimenta os irmãos”.

No 27º Congresso Eucarístico ocorrido na cidade italiana de Matera em setembro de 2022, o papa pediu para voltar a Jesus e à Eucaristia.

“Voltemos ao sabor do pão, porque enquanto estamos famintos de amor e esperança, ou estamos quebrados pelos cansaços e sofrimentos da vida, Jesus se torna alimento que nos alimenta e nos cura”, disse o papa Francisco na homilia do dia 25 de setembro, na cidade de Matera, Itália.

Durante a oração do Ângelus em agosto de 2015, Francisco disse que “o céu começa na Eucaristia”.

Para o papa, “a Eucaristia não é uma oração privada ou uma bela experiência espiritual, não é uma simples comemoração daquilo que Jesus fez na Última Ceia”.

"A Eucaristia é um ‘memorial’, ou seja, um gesto que atualiza e torna presente o evento da morte e ressurreição de Jesus: o Pão é realmente o seu corpo oferecido por nós, o vinho é realmente o Seu sangue derramado por nós", disse o papa na ocasião.

Confira também: