Paróquias da arquidiocese de Maceió celebraram ontem (29) são Pedro, padroeiro dos pescadores e marisqueiras, com procissões terrestres e em barcos nas Lagoas Mundaú e Manguaba. As festividades foram encerradas com missas dedicadas ao patrono. Pedro, como outros apóstolos, era pescador de profissão quando foi chamado por Jesus a ser o chefe dos apóstolos e, assim, o primeiro papa.
A procissão de barcos no Lagoa Mundaú acontece há 121 anos e neste ano foi realizado pela recém-criada paróquia São Pedro e São Francisco de Assis, em Vergel do Lago, às margens da Lagoa Mundaú.  As festividades começaram às 6h30 com uma missa na colônia dos pescadores e marisqueiras e outra na igreja matriz. Às 18h houve a missa solene seguida de duas procissões, uma pelas ruas da cidade e outra pela Lagoa Mundaú. Os padres foram com a imagem do padroeiro numa embarcação. Pescadores puderam acompanhar a procissão em canoas e barcos. 
O administrador paroquial, padre Adriano Vieira disse que “na procissão, são Pedro enviou chuva e o povo demonstrando publicamente sua devoção participou mesmo assim”. A tradição popular no Brasil diz que são Pedro controla as chuvas que caem do céu.
“Nossa comunidade, hoje paróquia, já vive há mais de cem anos essa procissão e dessa forma agradece a Deus por tantas bênçãos e graças concedidas pelos que tiram o sustento da Lagoa Mundaú”, disse o sacerdote.
A capela São Pedro em Coqueiro Seco, às margens da Lagoa Mundaú, também fez uma procissão em barcos, mesmo em meio a fortes chuvas. Uma procissão terrestre teve a participação de vários fiéis. 
O administrador paroquial da paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, padre José Daniel disse que os pescadores homenageiam são Pedro “recordando sua profissão com esta procissão”. E ressaltou que são Pedro "foi um homem simples que o Senhor chamou para lançar as redes como pescador para a salvação de almas para o Reino de Deus”. 
A paróquia São Pedro Pescador em Marechal Deodoro, no bairro Francês também realizou uma procissão terrestre com centenas de fiéis e uma de barcos na Lagoa Manguaba que acontece há 102 anos. Segundo o presidente da colônia de pescadores, Jailson Santos, esta procissão “é uma tradição que acontece há mais de 100 anos e contou com mais de 500 embarcações levando pescadores e seus familiares”. 
Em Manaus (AM), a arquidiocese junto com a colônia dos pescadores também realizou ontem (29) a 74ª edição da procissão fluvial em honra a são Pedro. A procissão com a participação de embarcações de grande, médio e pequeno porte teve início no fim da tarde e durou cerca de 1 hora e 20 minutos. Logo após, houve uma procissão terrestre com a imagem de são Pedro e missa às 18h, celebrada pelo arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner.   
A solenidade de são Pedro e são Paulo é celebrada no dia 29 de junho, mas a igreja no Brasil transfere a festividade para o domingo, dia 2 de julho. Esta solenidade recorda o martírio das duas colunas da Igreja católica: Pedro, o primeiro a proclamar a fé em Cristo e o primeiro papa eleito por Cristo: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. E Paulo, apóstolo dos gentios e grande anunciador do Evangelho de Cristo para os não-judeus.    
 
 
 
 
Confira também: