O cardeal Konrad Krajewski, esmoleiro do papa Francisco, está pela sexta vez na Ucrânia para ajudar os afetados pela guerra em andamento no país desde fevereiro de 2022.

Um vídeo divulgado nas redes sociais na quarta-feira (28) mostra o cardeal com avental servindo comida para a população de Kherson, cidade ao sul da Ucrânia.

Krajewski deixou Roma na quinta-feira (22) e cinco dias depois chegou a Kherson, após percorrer 3.125 km.

A destruição da barragem de Nova Karkhova causou enormes estragos na região. Mais de 80 vilas e cidades foram inundadas, 20 mil hectares de terras agrícolas foram destruídos e mais de 150 toneladas de petróleo derramadas.

Falando ao Vatican News, serviço de notícias da Santa Sé, o esmoleiro do papa descreveu a situação ao chegar à cidade ucraniana: “Está deserta, de vez em quando ouvimos sirenes e quando entramos havia bombardeios, podíamos ver fumaça”.

O cardeal disse que não há um dia em que o papa não reze pela "martirizada" Ucrânia e referiu-se à sua visita como "uma missão evangélica".

O cardeal Krajewski, levou no caminhão vários alimentos e mais de 100 mil sopas para os afetados.

A comida vem principalmente da Coreia e os remédios foram doados pelo Hospital Gemelli em Roma.

Segundo um comunicado publicado pela Santa Sé, a missão do cardeal é “estar com eles, rezar com eles e também deixar-lhes uma ajuda muito concreta, sinal de unidade com o papa que quer estar perto de quem sofre”.

A Santa Sé informou que sairá nos próximos dias um segundo caminhão cheio de alimentos, além de remédios e suprimentos médicos, que serão entregues nas áreas mais afetadas pela explosão da barragem.

Confira também: