O Conselho dos Cardeais se reuniu com o papa Francisco no Vaticano nos dias 26 e 27 de junho para refletir sobre o Sínodo da Sinodalidade, a guerra na Ucrânia e a proteção de menores na Igreja.

O Conselho dos Cardeais, também conhecido como C9, é o grupo de cardeais que colabora diretamente com o papa Francisco.

Um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado ontem (27) diz que “com a colaboração do cardeal Gianfranco Ghirlanda, foram dados os primeiros passos na reflexão sobre como implementar o espírito, os princípios e os critérios da Constituição Apostólica Praedicate evangelium nas Cúrias diocesanas”, com a qual Francisco reformou a Cúria Romana.

A sinodalidade também foi tema da reunião. O cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, falou sobre as últimas atualizações feitas com vistas à Assembleia que acontecerá em outubro de 2023 em Roma.

O cardeal Seán Patrick O'Malley, presidente da Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores, informou sobre a recente Sessão Plenária que aconteceu em maio.

O'Malley apresentou o trabalho feito pela Comissão para atualizar os regulamentos e práticas em toda a Igreja, para que os mecanismos de proteção dos menores sejam eficazes em todas as dioceses.

Os cardeais assessores do papa também falaram sobre a situação do conflito na Ucrânia. A Santa Sé confirmou que a próxima sessão será em dezembro deste ano.

Conselho de Cardeais

O Conselho dos Cardeais tem sua origem nas Congregações Gerais que antecederam o conclave em que o papa Francisco foi eleito. O conselho está em funcionamento desde setembro de 2013, ano em que Francisco foi eleito.

O objetivo do órgão é ajudar o papa “no governo da Igreja universal” e “estudar um projeto de revisão da Constituição Apostólica Pastor bonus na Cúria Romana”, como disse o papa Francisco.

Os membros do Conselho são: cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé; cardeal Fernando Vérgez Alzaga, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; cardeal Fridolin Ambongo Besungu, arcebispo de Kinshasa, República Democrática do Congo; cardeal Oswald Gracias, arcebispo de Bombaim, Índia; cardeal Seán Patrick O'Malley, arcebispo de Boston, EUA; o cardeal Juan José Omella Omella, arcebispo de Barcelona, Espanha; cardeal Gérald Lacroix, arcebispo de Québec, Canadá; cardeal Jean-Claude Hollerich SJ, arcebispo de Luxemburgo; cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia, Brasil. O secretário da Comissão é dom Marco Mellino, bispo titular de Cresima, Tunísia.

Confira também: