O papa Francisco visitará o santuário de Fátima, Portugal, no dia 5 de agosto, mantendo a tradição que criou de visitar um santuário mariano importante do país que sedia a Jornada Mundial da Juventude. Logo em sua primeira viagem internacional, para a JMJ no Rio de Janeiro em 2013, Francisco visitou o santuário nacional de Aparecida (SP).

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 acontecerá de 1º a 6 de agosto. O papa Francisco chegará a Portugal em 2 de agosto e ficará até o final da jornada. Na manhã do dia 5, ele se encontrará com jovens doentes e deficientes para um momento de oração na capelinha das aparições do santuário de Fátima.

“Como me disse pessoalmente vem para rezar à Senhora de Fátima”, disse o bispo de Leiria-Fátima, dom José Ornelas, ao site do santuário de Fátima em maio. “Disse-me, aliás, que já é tradição que numa Jornada Mundial da Juventude, o Santo Padre vá rezar num santuário dedicado a Nossa Senhora, que seja particularmente simbólico para o lugar onde se realizam as jornadas”.

Em 2013, Francisco visitou Aparecida logo no segundo dia da viagem ao Brasil. Na época, durante a missa celebrada no santuário, o papa expressou sua “alegria” em ir “à casa da Mãe de cada brasileiro”. “Hoje, eu quis vir aqui para suplicar à Maria, nossa Mãe, o bom êxito da Jornada Mundial da Juventude e colocar aos seus pés a vida do povo latino-americano”.

Na JMJ de Cracóvia, Polônia, em 2016, Francisco celebrou a missa no santuário de Nossa Senhora de Częstochowa, padroeira da Polônia, pelo 1050º aniversário do batismo do país. Três anos depois, no Panamá, o papa celebrou a missa de dedicação do altar da catedral basílica de Santa Maria la Antigua, padroeira do Panamá.

Francisco fará durante a JMJ sua segunda visita ao santuário de Fátima em seu pontificado. Ele esteve no santuário em 2017, na comemoração do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima. Na ocasião, canonizou os pastorinhos Jacinta e Francisco Marto.

Também em 2017, no Brasil foram celebrados os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul. Quando esteve no santuário, em 2013, Francisco havia dito que retornaria para essa celebração. “Que Nossa Senhora Aparecida lhes proteja. Adeus até quando eu voltar, em 2017”, disse aos peregrinos, da sacada do santuário. A visita, porém, não aconteceu.

Confira também: