Uma rota de peregrinação entre Cássia (MG) e Tambaú (SP) vai homenagear o beato Donizetti Tavares de Lima. O percurso ligará a cidade onde o beato nasceu à cidade onde ele morreu. O trajeto passará por dez municípios.

O padre Donizetti Tavares de Lima nasceu em Cássia, em 3 de janeiro de 1882. Mudou-se aos quatro anos para o interior de São Paulo. Foi ordenado padre em 12 de julho de 1908. Serviu em Pouso Alegre (MG) e nas cidades paulistas de Jaguariúna, Vargem Grande do Sul e Tambaú.

Ao chegar a Tambaú em 1926, uma das primeiras providências que tomou foi providenciar uma imagem fac-símile da de Nossa Senhora Aparecida, da qual era grande devoto. Conta-se que no dia em que a imagem chegou à cidade, caiu uma forte chuva, mas as pessoas, em procissão, não se molharam. Em outra ocasião, um incêndio destruiu a igreja onde estava a imagem, mas ela ficou intacta.

Então, o padre quis construir um santuário em honra a Nossa Senhora Aparecida. Padre Donizetti morreu em 16 de julho de 1961, antes da construção do templo. Após a morte dele, um santuário foi construído em Tambaú que até hoje, recebe milhares de visitantes que pedem a intercessão do padre.

O padre Donizetti foi beatificado em 2019. O milagre que levou à beatificação foi a cura do Bruno Henrique Arruda de Oliveira, que nasceu em 2006 com uma deformidade conhecida como “pé torto congênito bilateral”. O menino ficou curado depois das orações de sua mãe pedindo a intercessão de padre Donizetti.

O trajeto em homenagem ao beato se chamará “Caminho da Santidade”. Passará pelos municípios mineiros de Cássia, Pratápolis, São Sebastião do Paraíso, Itamogi, Monte Santo de Minas, Guaranésia e Arceburgo e as cidades paulistas de Mococa, Casa Branca em Tambaú.

Os municípios já assinaram o termo de adesão. Mas, pelo custo operacional, o projeto terá que obter a aprovação pela Câmara Municipal de cada cidade.

Cada cidade deverá planejar o trajeto e sinalizá-lo. Quando tudo estiver mapeado, a rota será lançada.

Confira também: