Cem jovens das paróquias de São Mateus e São Rafael de la Guineueta da arquidiocese de Barcelona, Espanha, percorrerão mais de 1,2 mil quilômetros em 40 dias para chegar a Lisboa, sede da 37ª Jornada Mundial da Juventude.

Segundo a arquidiocese de Barcelona, ​​“a peregrinação a Lisboa faz parte da experiência, pois representa um caminho interno e externo para o encontro com a fé cristã”.

A peregrinação será um momento para “a oração, a formação, a renúncia e a vida comunitária para fortalecer a fé e se preparar para um encontro transformador com o papa Francisco”, diz o site.

A peregrinação vai ser um meio para arrecadar dinheiro para a recuperação da capela do antigo Instituto Mental da Santa Cruz e a construção de um novo centro paroquial.

O templo foi construído em 1888 em estilo neoclássico, segundo projeto do arquiteto Josep Oriol Bernadet, e está fechado há quase 40 anos. Depois das obras, será utilizado como novo local para a paróquia de São Rafael.

O Instituto Mental tinha capacidade para mais de 700 pacientes e foi um dos centros pioneiros no atendimento de doentes mentais na Espanha.

O arcebispo de Barcelona celebrou a missa de envio dos jovens peregrinos e encarregou-se de lançar e abençoar a primeira pedra para as obras de restauração do novo templo. O custo total do projeto passa de 2,2 milhões de euros.

Confira também: