A arquidiocese de Portland, no Oregon, decidiu fechar temporariamente seu departamento de escolas católicas por causa de uma controvérsia com pais e professores sobre ideologia de gênero e o uso de pronomes neutros.

Em janeiro deste ano, o arcebispo Alexander Sample publicou diretrizes de como católicos devem lidar com a ideologia de gênero.

Ideologia de gênero é a militância política baseada na teoria de que a sexualidade humana independe do sexo e se manifesta em gêneros muito mais variados do que homem e mulher.

A ideia contraria a Escritura que diz, no livro do Gênesis 1, 27: “Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou. Homem e mulher Ele os criou”, na tradução oficial da CNBB.

O Catecismo da Igreja Católica diz, no número 369: “O homem e a mulher foram criados, quer dizer, foram queridos por Deus: em perfeita igualdade enquanto pessoas humanas, por um lado; mas, por outro, no seu respectivo ser de homem e de mulher. «Ser homem», «ser mulher» é uma realidade boa e querida por Deus: o homem e a mulher têm uma dignidade inamissível e que lhes vem imediatamente de Deus, seu Criador. O homem e a mulher são, com uma mesma dignidade, «à imagem de Deus». No seu «ser homem» e no seu «ser mulher», refletem a sabedoria e a bondade do Criador.

A linguagem neutra é defendida por ativistas da ideologia de gênero e estabelece o uso de expressões que não sejam no masculino nem no feminino. Assim, palavras como “todos” e “todas” são escritas “todes” ou “todxs”, “menino” ou “menina” passariam a ser escritos como “menine”, por exemplo.

As diretrizes do arcebispo Sample afirmam que “instituições católicas não devem apoiar a teoria de identidade de gênero nem realizar nenhuma forma de transição de gênero, seja social ou médica”.

As diretrizes ainda recomendam que “nomes, pronomes, uso de instalações, vestimentas e participação em esportes devem depender da identidade do sexo biológico em vez da identidade de gênero auto-percebida”.

Os estudantes devem aderir a códigos de vestuário que estejam de acordo com seu sexo biológico. Vestiários e banheiros devem ser organizados de acordo com o sexo biológico. Documentação formal deve usar o nome legal do estudante e pronomes que se alinhem com o sexo biológico, e todos os materiais educacionais devem estar alinhados com os ensinamentos católicos.

As diretrizes também desencorajam escolas de postarem algo que sinalize a promoção da “teoria da identidade de gênero”, e que ninguém deve receber medicação utilizada para o propósito de transição de gênero no local.

As recomendações do arcebispo Sample estão alinhadas à congregação para a Educação Católica (para as Instituições de Estudos) da Santa Sé, que publicou um documento em 10 de junho de 2019 chamado “Homem e Mulher os criou”, que rejeita a ideologia de gênero.

Mesmo assim, dom Sample tem sido criticado por membros da comunidade católica da arquidiocese de Portland.

Um porta-voz arquidiocesano disse à CNA, agência em inglês do grupo EWTN, que a arquidiocese está reavaliando como evangelizar em um ambiente tão mudado.

“O departamento de escolas católicas está temporariamente fechado enquanto trabalhamos para reavaliar como integrar melhor as escolas de forma mais completa à nossa missão”, disse Douglas Markwell, diretor de marketing e comunicações da arquidiocese, à CNA.

“Nossas escolas católicas são parte essencial de nossa missão de evangelização”, continua Markwell. “Elas têm um papel vital em ensinar, testemunhar e espalhar o Evangelho. Vimos grandes mudanças no ambiente em que nossas escolas operam, mas a importância da missão e nossa dedicação às nossas famílias não muda”.

Segundo o site da arquidiocese, o departamento supervisiona mais de 40 escolas fundamentais e do ensino médio arquidiocesanas, que educam mais de 15 mil estudantes e empregam cerca de 1300 professores. Ela apoia as escolas ao “comunicar, avaliar e registrar em questões de fé, identidade católica, política e desempenho acadêmico entre a arquidiocese, [o departamento], e as escolas.

 

Markwell não explicou como o fechamento temporário afetará a forma como as escolas católicas funcionam.

 

O jornal Oregon Live, de Portland, noticiou que diretores das escolas de ensino fundamental All Saints School e a The Madeleine School renunciaram por causa as diretrizes do arcebispo, e pelo menos três professores da St. Rose School tiveram seus contratos rescindidos após se recusarem a assinar um termo de compromisso de que iriam se ater às diretrizes.

Mais em

O artigo também alega que um grupo de pais e professores dedicados a essa pauta fizeram uma requisição formal com o arcebispo Sample contra as diretrizes. O artigo também alega que mais de mil pessoas na comunidade católica da arquidiocese assinaram declarações se opondo às diretrizes.

Sample também foi criticado por pelo menos um clérigo, o padre Mike Biewend, pároco de santa Maria Madalena, que falou em favor da ex-diretora da Madeleine School, Carol Glasgow, que se opôs às diretrizes. Ele disse que as diretrizes não afirmam “a preciosidade de cada criança”.

“Todos ouvimos falar das, assim chamadas, diretrizes preparadas pelo arcebispo Sample”, disse Biewend em uma homilia durante a graduação do oitavo ano na Madeline School em 13 de junho.

“A senhorita Glasgow renunciou ao seu pagamento”, continuou. “Sabiam que ela desistiu de sua carreira? Sabiam de tudo o que ela fez em seu progresso profissional e que ela disse que não poderia, daí em diante, em boa consciência apoiar o que o arcebispo disse a ela para fazer como líder?”

Biewend diz que quer que um diretor seja assim: “Alguém que ensine os ensine a sempre viver segundo a sua consciência e uma consciência que seja informada pela preciosidade de cada criança”.

Confira também: