A Cáritas Chile iniciou a campanha "Por um inverno solidário, juntos nesta emergência climática" para colaborar com os afetados pelas inundações causadas no domingo (25) na zona centro-sul pelas piores chuvas dos últimos 30 anos.

A região sofre as consequências de um sistema frontal, um fenômeno causado pela interação entre dois ventos ou massas de ar com características diferentes de temperatura ou umidade que gera fortes chuvas.

As chuvas causaram a inundação do rio Maule. Ao menos duas pessoas morreram e quase 10 mil ficaram desabrigadas.

Através do seu Programa de Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências (MAGRE), e em coordenação com as equipes diocesanas da região, a Cáritas trabalha para avaliar os danos e necessidades das comunidades.

A Direção Meteorológica do Chile emitiu um alerta sobre a possibilidade de novas trombas d'água, tempestades elétricas, ventos e granizo e até prováveis ​​tornados. A previsão é de fenômenos de “gravidade intensa”.

A Cáritas pede ajuda com dinheiro, roupas, cobertores, alimentos, água, aquecimento. Também pede a colaboração nos processos de acompanhamento e recuperação de casas.

As contribuições em dinheiro podem ser feitas na Conta Corrente 117-01 do Banco de Chile, em nome da Cáritas Chile. RUT: 70.020.800-1. E-mail: donaciones@caritaschile.org.

O bispo de Chillán, uma das áreas afetadas na região de Ñuble, dom Sergio Pérez de Arce, falou aos habitantes em nome da Igreja. “Esperamos que as chuvas possam diminuir e as famílias recuperem a sua normalidade”, disse.

Ele agradeceu e manifestou apoio a quem está trabalhando para enfrentar a situação, entre eles as Forças Armadas e Polícia, Bombeiros, autoridades, funcionários municipais e diversas organizações da sociedade e do Estado.

Confira também: