O cardeal Robert Sarah, prefeito emérito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, está no México para participar de um curso internacional de atualização teológica para padres, organizado pela Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz, instituição vinculada à Opus Dei.

Ele chegou no sábado (24), vindo de Roma, e algumas horas depois celebrou a missa na paróquia Purísima Concepción, Cidade do México.

A cerimônia contou com a presença de muitos fiéis, além de seminaristas e do reitor do Seminário Hispânico de Santa Maria de Guadalupe, padre Juan Antonio Vértiz.

Durante sua visita ao México, o cardeal Sarah também participará de um evento com leigos na Universidade La Salle, sob o título “Testemunhas da verdade em um mundo de crise”.

Na missa, o padre Guillermo Gutiérrez, pároco da Paróquia Purísima Concepción e um dos principais organizadores da visita do cardeal Sarah ao México, manifestou ao cardeal a alegria dos mexicanos. “Obrigado por vir nos visitar", disse o padre.

O cardeal Sarah, de 78 anos, escreveu um livro sobre o sacerdócio, o celibato e a crise da Igreja Católica, “Das profundezas de nossos corações”, em 2020. O livro foi lançado durante a Sínodo da Amazônia, que debatia a possibilidade de acabar com celibato sacerdotal. Com dois capítulos escritos pelo papa emérito Bento XVI, o livro defendia o celibato, que acabou não sendo aprovado pelo papa na exortação pós-sinodal Querida Amazônia.

Depois de uma controvérsia com a Santa Sé envolvendo a co-autoria, o livro foi reeditado sem o nome de Bento XVI.  

Confira também: