Os organizadores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 apresentaram o desenho do altar principal onde o papa Francisco vai celebrar as missas centrais e os principais eventos do encontro mundial em Lisboa de 1º a 6 de agosto.

Através de suas redes sociais, os organizadores da JMJ publicaram o desenho do que será "o altar-cenário, no Parque Eduardo VII, onde serão celebradas a Missa de Abertura, as boas-vindas ao papa Francisco e a via-sacra".

A obra foi projetada pelo arquiteto João Matos. Terá 40 metros de largura e 24 metros de altura, com uma área total de 430 metros quadrados.

O altar terá uma cruz, uma imagem de Nossa Senhora e será "enfeitado com elementos naturais".

Os organizadores também dizem que, em 1982, dois anos antes do início das Jornadas Mundiais da Juventude em 1984, o papa são João Paulo II celebrou uma missa com meio milhão de jovens portugueses no Parque de Eduardo VII.

Embora o significado do desenho e dos elementos do altar "ainda não tenha sido revelado", os organizadores dizem que o que eles publicaram "é uma recriação digital do que é só a estrutura".

"O uso do branco é geral para todos os altares-palco para o possível uso de projeções e iluminação", acrescentam.

Num vídeo publicado na terça-feira (22), o papa Francisco garantiu que o médico o autorizou a ir e que ele "já está preparado". O papa Francisco passou por uma cirurgia abdominal no início de junho.

Confira também: