“Hoje recordamos São Luís Gonzaga, padroeiro da juventude católica, um jovem cheio de amor a Deus e ao próximo”, escreveu o papa Francisco num tuíte publicado hoje (21).

Ele morreu “muito jovem em Roma, porque cuidava dos doentes de peste. À sua intercessão, confio os jovens de todo o mundo”, continuou o papa no tuíte.

 

Francisco pediu a intercessão do santo, protetor dos jovens estudantes que, apesar de terem vivido muitas incompreensões e tristezas na vida, nunca perderam a alegria nem o espírito de luta.

São Luís Gonzaga nasceu em 1568 em Castiglione delle Stiviere, Mântua, Itália, filho primogênito do casal herdeiro do principado de Castiglione.

Em determinado momento, por causa de assuntos relacionados ao pai, Luís teve que viajar para a Espanha. Ao visitar a igreja jesuíta de Madri, ouviu uma voz que lhe falava ao coração: "Luís, entra na Companhia de Jesus".

Luís Gonzaga entrou no noviciado da Companhia de Jesus. Tornou-se um noviço fiel e cuidadoso, observador das regras e desapegado de toda a vaidade.

Tendo renunciado a ser príncipe algum dia, já que era o mais velho dos irmãos e isso lhe correspondia, pôs-se à prova exercendo os ofícios mais humildes.

Naquela época, a população de Roma foi afetada por uma epidemia e os jesuítas abriram um hospital no qual eles mesmo se encarregaram de cuidar dos doentes.

Luís serviu no hospital como enfermeiro. Infelizmente, servindo aos mais fracos, a quem amava com carinho, ele também ficou doente.

Com o olhar fixo no crucifixo e repetindo o nome de Jesus, são Luís Gonzaga morreu à meia-noite de Corpus Christi, em 21 de junho de 1591, aos 23 anos de idade. Foi canonizado pelo papa Bento XIII no ano de 1726.

Confira também: