O papa Francisco nomeou ontem (19) o cardeal Gianfranco Ghirlanda, SJ, para suceder o cardeal americano Raymond Burke como patrono da Ordem de Malta.

 

A Santa Sé anunciou ontem que o cardeal jesuíta de 80 anos assumirá o papel de “cardinalis patronus”, representante papal na ordem soberana responsável por promover os interesses espirituais da ordem e de seus 13,5 mil membros.

 

Ghirlanda já desempenhou um papel ativo na reforma da Ordem de Malta. Ele fez parte da equipe que redigiu a nova constituição da ordem e teve uma longa conversa com o papa sobre o processo, junto com o cardeal Silvano Maria Tomasi, o mais recente delegado especial da ordem.

 

A Soberana Ordem Militar de Malta é uma ordem religiosa leiga da Igreja Católica e um estado soberano sujeito ao direito internacional.

 

Em 2017, o papa Francisco ordenou reformas tanto na vida religiosa da ordem quanto em sua constituição. Ele aprovou a nova carta constitucional e os novos regulamentos da ordem no ano passado.

Burke, um cardeal americano de 74 anos, atuava como cardeal patrono da Ordem de Malta desde 2014. No entanto, quando o então arcebispo Angelo Becciu foi nomeado em 2017 como delegado especial do papa para supervisionar a reforma da ordem, ele efetivamente suplantou o papel do cardeal patrono da ordem, com Burke permanecendo no cargo apenas de forma nominal.

O papa Francisco nomeou Ghirlanda cardeal em 2022, um dos poucos homens a receber um chapéu vermelho como padre sem ser antes bispo. Ghirlanda recebeu a Igreja Jesuíta do Gesù, em Roma como sua igreja titular.

O cardeal e canonista italiano é ex-reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, tendo atuado em seu corpo docente desde 1975.

O padre jesuíta passou dez anos como juiz do Tribunal de Apelação da Cidade do Vaticano, de 1993 a 2003. Foi reitor da Faculdade de Direito Canônico da Gregoriana de 1995 a 2004 e reitor da Universidade Gregoriana de 2004 a 2010.

Em 2014, Ghirlanda foi nomeado conselheiro pontifício dos Legionários de Cristo em meio à sua reforma após as revelações de escândalos envolvendo seu fundador, Marcial Maciel, que foi afastado do ministério público pelo papa Bento XVI.

Ghirlanda serviu posteriormente como delegada pontifícia da associação leiga “Memores Domini”, ligada ao movimento Comunhão e Libertação durante sua reforma em 2020.

O anúncio da nomeação de Ghirlanda veio imediatamente após o encontro de ontem do papa Francisco com o novo grão-mestre da ordem de Malta.

Em maio, a ordem de Malta elegeu Fra' John Dunlap como príncipe e seu 81º grão-mestre. Dunlap é canadense e o primeiro cavaleiro professo das Américas a liderar o estado soberano e a ordem religiosa em seus 975 anos de história.

A ordem de Malta disse que a audiência do grão-mestre com o papa “ofereceu a oportunidade de rever os compromissos mais importantes, começando pela ajuda aos refugiados e deslocados, cada vez mais no centro dos programas humanitários da Ordem de Malta”.

“Da Ucrânia aos desastres no Mar Mediterrâneo… Fra' John Dunlap ilustrou as principais atividades e iniciativas do Corpo de Socorro e Voluntários, Associações e Grandes Priorados da Ordem de Malta, presente em 120 países com uma rede de 95.000 voluntários e 52.000 médicos, enfermeiros e especialistas em resposta a emergências.”

Confira também: