O papa Francisco escreveu uma mensagem aos participantes da escola de verão de Astronomia e Astrofísica do Observatório da Santa Sé, também conhecida como Specola. Ele pediu que não deixem de "surpreender-se" com a grandeza do universo.

Vinte e quatro estudantes de mais de vinte países se encontram esta semana na escola de verão de Astronomia e Astrofísica do Observatório da Santa Sé. O curso acontece na sede do Observatório, nos jardins de Castel Gandolfo, nos arredores de Roma (Itália), até 30 de junho.

Na carta, divulgada hoje (20), pela Sala de Imprensa da Santa Sé, Francisco destaca o estupor causado "pelas grandes descobertas sobre o universo que os astrônomos nos oferecem nestes dias".

Ele relembrou as imagens "maravilhosas" enviadas do novo telescópio espacial James Webb, dizendo que assim que o Observatório Vera Rubin começar a funcionar, "promete nos deixar ver como o universo cresce e muda diante de nossos olhos".

“A dimensão do universo sempre foi fonte de estupor para a humanidade”, disse o papa. “Seu tamanho pode parecer fascinante, até mesmo assustador”.

Francisco disse que sua esperança é que os estudantes de astronomia não fiquem “satisfeitos com os resultados de seus estudos até o ponto que não serem também surpreendidos por eles".

"E mesmo que o olhar de vocês passe pela janela da astronomia, não se esqueçam das outras janelas que podem lhes mostrar realidades importantes, como a compaixão e o amor, realidades que vocês também estão encontrando na amizade que está crescendo entre vocês nestes dias”.

Para o papa, “talvez o mais surpreendente deste universo é que ele contém criaturas como nós que são capazes de observá-lo com admiração e questioná-lo”.

Por isso, incentivou-os a nunca perderem o sentido de serem surpreendidos e maravilhados, tanto em suas pesquisas quanto em suas vidas: " Que vocês possam sempre ser movidos pelo amor à verdade e maravilhados com tudo o que cada fragmento do universo lhes oferece”.

Confira também: