Papa Francisco é o “papa mais comprometido com o povo humilde do mundo" e “sobretudo foi muito solidário a mim, em todos aqueles meus processos", disse o presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva ontem (19), no programa "Conversa com o Presidente". Lula embarcou ontem à noite para a para Roma, na Itália e se encontrará com Francisco no Vaticano amanhã, 21 de junho.

Essa será a terceira vez que Lula se encontrará com o papa Francisco. Ele revelou que, em sua ligação ao papa, no dia 31 de maio, tomou “a iniciativa” e disse que “gostaria de ir a Roma fazer uma visita para ele, de agradecimento, inclusive a tudo o que” Francisco fez por ele quando “estava na Polícia Federal e pelos atos de solidariedade”.

Lula também afirmou que deseja conversar com o papa porque quer "aproveitar o mandato de presidente da República para tentar criar uma consciência mundial" sobre a fome no mundo. "O problema não é de falta de produção. É de falta de distribuição, de falta de dinheiro para comprar o alimento. Então eu vou discutir isso com ele", relatou.

Além disso, o presidente pretende conversar com o papa sobre “a questão da desigualdade” e “da paz”. “Ele está muito interessado em acabar com a guerra da Ucrânia e da Rússia”, destacou Lula.

No sábado (17), Lula esteve em Belém (PA) para o anúncio oficial da capital paraense como sede da Conferência do Clima, em 2025 e declarou que convidará o papa para acompanhar o Círio de Nazaré em outubro, em Belém (PA).

"Ele conhece a festa, sabe da importância da festa. Não sei se o papa correria o risco de ir numa festa que tem milhões e milhões de pessoas. Mas, de qualquer forma, seria uma visita extraordinária”, expressou o presidente do Brasil.

 

Confira também: