Sergio Alfieri, o médico que operou o papa Francisco, recomenda um mês de convalescença no Vaticano para "estar mais forte" e cumprir todos os seus compromissos, incluindo viagens a Lisboa e à Mongólia.

Alfieri pediu ao papa que tenha cuidado "com seus esforços" para poder fazer suas audiências e viagens "com mais força do que antes".

Alfieri foi o cirurgião encarregado da cirurgia abdominal de três horas no papa Francisco na quarta-feira, 7 de junho, no hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma.

O médico disse aos meios de comunicação da Santa Sé na sexta-feira (16) que, embora tenha sugerido o repouso ao papa Francisco, isso não significa estar "acamado", mas sim "cuidado" com os movimentos poupar um pouco os músculos abdominais por pelo menos um mês.

O papa Francisco espera ir a Lisboa de 2 a 6 de agosto para participar na Jornada Mundial da Juventude e, no final de agosto, à Mongólia.

Segundo o médico do papa, depois de uma convalescença bem vivida, ele poderá fazer esses itinerários e compromissos em "melhores condições" do que quando os "planejou", sem sofrer "fortes dores abdominais" como as aquelas que ele sentia antes da cirurgia.

"Quando os processos de cura estiverem concluídos, ele estará melhor. Portanto, para mim, ele pode absolutamente fazer as viagens. Então, com seus colegas de trabalho, durante esse mês e meio, ele tentará equilibrar os compromissos entre aqueles que não podem ser adiados e aqueles que são mais onerosos", disse Alfieri.

"Ele tem os órgãos vitais saudáveis. Seu coração está saudável, ele nunca teve problemas, seus rins funcionam muito bem, seus pulmões funcionam bem. Você o viu ocasionalmente com aquele som de assobio, mas você se lembra da cirurgia adicional que ele fez na juventude - a remoção de parte do lóbulo -, então ele tem menos pulmão do que os outros, mas ele sempre teve isso", disse.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Alfieri também operou o papa de diverticulite em 2021 e disse que sua única preocupação é que seu paciente descanse e respeite as indicações.

A Santa Sé anunciou que a audiência geral do papa na quarta-feira na Praça de São Pedro, em 21 de junho, foi cancelada “para salvaguardar a recuperação pós-operatória do Santo Padre”.

Amanhã (20) o papa vai se reunir com o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, na quarta-feira (21) receberá a visita do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e na sexta-feira (23) fará um discurso para um grupo de artistas.

Confira também: