Rafael Postigo Pich luta contra o câncer há seis meses e dá um testemunho de fé e amor pela Eucaristia.

Rafa, como seus familiares o chamam, acaba de fazer 14 anos e é o mais novo de 18 irmãos. Ele publicou um vídeo em janeiro deste ano no qual conta que tem linfoma de Hodgkin, câncer que afeta o sistema linfático. A doença o aproximou de Deus, diz.

“Sinceramente, eu o amo muito agora”, disse o adolescente sobre seu relacionamento com Jesus em entrevista à EWTN Notícias, do grupo de comunicação EWTN, ao qual pertence a ACI Digital, na segunda-feira (12). Ele contou como sua dor o fez entender que o sacrifício do Senhor foi por amor.

Rafa também disse que gosta do fato de Jesus ter vindo ao mundo e "ter salvado a todos assim" na cruz, "mesmo que não fosse necessário".

Há alguns dias, Rafa fez a última sessão de quimioterapia. Ele perdeu o cabelo por causa do tratamento, mas ainda não pode cantar a vitória. Em cerca de duas semanas, será avaliado para exames e avaliações.

Os pais de Rafa, Rosa Pich e Josemaría (Chema) Postigo, tiveram 18 filhos: os três primeiros morreram de problemas cardíacos. Os outros cresceram juntos em sua casa em Barcelona.

Chema Postigo morreu há seis anos, e desde então a família costuma ir em peregrinação ao cemitério para rezar diante de seu túmulo e no dos irmãos que já morreram.

Nestes seis meses de tratamento, e apesar das dores, Rafa não deixou de ir à missa e de receber a Eucaristia, sempre incentivado pela mãe e pelos irmãos.

“Vou à missa todos os dias e comungo. A minha mãe, desde muito nova, obrigava-me a ir à missa todos os dias e, embora às vezes não gostasse, no final você vai se apaixonando, apaixonando e se torna algo normal, e você gosta”, disse.

"Agora vou à missa e me sinto em paz", disse.

Os santos preferidos de Rafael, que sabe tocar piano, violão e ukulele, são o beato Carlo Acutis, são Pio de Pietrelcina e santa Teresa de Ávila.

O adolescente sente falta da escola e de estar com os amigos, pois nos últimos meses e por motivo de doença teve que ficar em casa recebendo aulas de um professor particular.

Rafa falou sobre a importância de agradecer, porque “você não sabe o que virá amanhã”.

A família Postigo Pich publica suas histórias no Instagram na conta @comoserfelizconunodostrehijos. Para conhecê-los um pouco mais, você pode acessar https://www.instagram.com/comoserfelizconunodostreshijos/

Confira também: