A arquidiocese de Brasília realiza hoje (16), no dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes um encontro de oração para todo o clero da arquidiocese. A reunião aconteceu simultaneamente às 9h, em cada vicariato de Brasília com a presença dos seus bispos auxiliares referenciais, com momentos de oração, adoração e confissões e foram concluídos com uma missa solene ao Sagrado Coração de Jesus às 12h15.

A arquidiocese também convidou os fiéis por meio das redes sociais que se unissem em “oração pela santificação do clero, rogando ao Senhor que os presbíteros caminhem sempre na fidelidade e na imitação de Jesus Cristo”.

Em carta aos padres da arquidiocese de Brasília, o cardeal dom Paulo Cezar Costa escreveu que queria “que neste dia de santificação do clero”, todos os sacerdotes se colocassem “diante daquilo” que são: “homens consagrados, ungidos”. E convidou os sacerdotes a meditarem no Evangelho de Lucas 4, 14 – 22, que é proclamado na liturgia da missa de renovação das promessas sacerdotais, na Quinta-feira Santa. “A santidade do presbítero toma forma concreta através do amoris officium, ou caridade pastoral”, disse o arcebispo. “Ela é o princípio interior, a virtude que anima a vida do presbítero enquanto configurado a Cristo Bom Pastor”.

O Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes foi instituído pelo papa são João Paulo II, no 25 de março de 1995. Na carta “Aos sacerdotes, por ocasião da Quinta-feira Santa” ele diz aceitar a proposta “sugerida pela Congregação para o Clero, de se celebrar, em cada diocese, um “Dia pela Santificação dos Sacerdotes”, por ocasião da festa do Sagrado Coração de Jesus”. João Paulo II almejava “que tal iniciativa” ajudasse “os sacerdotes a conformarem-se cada vez mais plenamente com o coração do Bom Pastor”.

 

Confira também: